Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

1,5 mil famílias no Mali ganham kit para produção de energia solar

O equipamento tem mudado a vida nas comunidades afastadas das redes de transmissão.


Em um projeto recente, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 1,5 mil famílias na cidade de Kidal, no Mali, receberam um sistema de produção de energia solar individual. O equipamento tem mudado a vida dos beneficiados pela ação.

“Assegurar o acesso confiável, sustentável, modernos e a preço acessível à energia para todos”. Este é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número sete. Para que ele seja colocado em prática, no entanto, é preciso que a tecnologia e os projetos sociais e de políticas públicas caminhem juntos.

O projeto que chegou à Mali é prova disso. As famílias, que vivem em comunidades afastadas e distantes das redes de transmissão de energia, agora têm a oportunidade de realizar também atividades noturnas e, mesmo que a segurança na região ainda seja precária, a luz proporciona um pouco mais de segurança.

“As famílias que foram beneficiadas estão muito felizes, não só porque deixaram a escuridão para trás, mas também porque os kits permitem que seus filhos estudem e as mulheres continuem com as suas atividades durante à noite”, explicou Assikaday Ag Wayerzagane, chefe do vilarejo, em entrevista à ONU.

Entre as facilidades proporcionadas pelo sistema e comemoradas pela comunidade local, está o carregamento dos telefones móveis, que antes era muito mais complicado e agora está ao alcance de maioria. “À noite também tem luz para ver o que estamos fazendo”, completou uma das moradoras locais. Durante o dia o sistema capta a energia do sol, a transforma em eletricidade e a deixa armazenada em uma bateria para uso posterior. 



Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros