Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Máquinas de logística reversa passam a aceitar latas de aço

A partir deste mês, as Retorna Machines, que já aceitavam embalagens de alumínio, de PET e de vidro, vão aceitar também embalagens de aço.


O Projeto Retorna Machine, que consiste em um inovador e tecnológico meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, utilizando máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”) com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais, a partir do mês de julho de 2018, por meio de parceria com o Prolata Reciclagem, passará a também receber latas de aço de tintas, de alimentos, de bebidas, dentre outras.

O Projeto, gerido pela empresa Triciclo que tem a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável, funciona como um programa de fidelidade. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens na Retorna Machine, adquire pontos (“pontos triciclo”),  os quais podem ser trocados por dedução em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, recarga de telefone pré-pago móvel, transferência para o programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda pode doá-los para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

Em dois anos de atividade, o Projeto Retorna Machine recolheu aproximadamente dois milhões e meio de embalagens pós consumo de diversos materiais.

O Prolata Reciclagem, programa constituído pelos fabricantes de latas de aço do Brasil, coordenado pelas associações sem fins lucrativos ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta),  vem somar esforços com a Triciclo. Prolata e Triciclo ampliarão o leque de resíduos domésticos recebidos através das Retorna Machines, aumentando significantemente a quantidade de material coletado e que receberá um destino ambientalmente adequado, e ainda se converterá em benefício para o consumidor (cada embalagem de aço equivalerá a 10 pontos triciclo).  

“A parceria com a Retorna Machine Triciclo vem agregar e impulsionar as atividades do Programa Prolata que atua em 3 diferentes pilares: cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, centros de recebimento Prolata e pontos de entrega voluntária (PEVs). A destinação através de PEVs é parte de nosso trabalho voltado para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado. Acreditamos que as Retorna Machines contribuirão enormemente com o engajamento dos consumidores no descarte adequado das latas de aço pós consumo”, diz Thais Fagury, Gerente Executiva do Prolata.

“Estamos constantemente trabalhando para expandir nossa operação e levar mais benefícios aos cidadãos. A parceria com o Prolata Reciclagem viabilizará a logística reversa das embalagens de aço, que certamente será de extrema valia para nossos usuários e, principalmente, para nossa sociedade, em termos ambientais”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury.  O executivo ressalta que a parceria ainda contará com participação da GERDAU, que será responsável pela reciclagem do material de aço coletado, garantindo também a rastreabilidade.

Sobre o Programa Retorna Machine
Para começar a pontuar e receber os créditos, o consumidor deve fazer seu cadastro gratuito através da própria Retorna Machine ou pelo site www.triciclo.eco.br ou fazendo o download do aplicativo Retorna Machine disponível para IOS e Android. Depois, basta depositar as embalagens na Retorna Machine, sempre que quiser.

É possível consultar o que cada máquina recolhe utilizando a ferramenta “Filtro” constante no mapa de localidade das Retorna Machines o site ou no aplicativo.  As Retorna Machines podem recolher embalagens de alumínio, de PET, de aço, de longa vida e/ou de vidro. Para recolhimento da embalagem, é necessário que a mesma contenha o código de barras legível. Cada tipo de resíduo possui uma pontuação (alumínio = 15 pontos triciclo; PET = 10 pontos triciclo; aço = 10 pontos triciclo; longa vida = 5 pontos triciclo; vidro = 5 pontos triciclo).

É possível gerenciar a conta e os pontos através das Retorna Machines, do site e do aplicativo. Cada conta triciclo pode depositar até 10 embalagens por dia para acumular pontos triciclo. A partir do 11º resíduo no dia, os pontos são automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas  em igual proporção.

Os pontos triciclo possuem validade de 180 dias, contados do dia do acúmulo.

Onde encontrar uma Retorna Machine
São Paulo/SP – Carrefour Interlagos, Rua Ribeiro Lacerda 940, Jardim Saúde. Funciona Diariamente, das 07h às 23h.

Carrefour Imigrantes, Rua Ribeiro Lacerda 940, Jardim Saúde. Funciona Diariamente, das 07h às 23h.

Metrô Pinheiros, Rua Capri, 145, Pinheiros. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô Faria Lima, Avenida Faria Lima, 940, Pinheiros. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô Luz, Avenida Casper Líbero, 598, Centro. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô República, Rua do Arouche, 24, República. Diariamente, das 05h às 23h.

Tenda Guarapiranga, Av, Guarapiranga, 900, Vila Socorro. Diariamente, das 06h às 23h.

Tenda Kennedy, Av. Atlântica, 1000, Socorro. Diariamente, das 06h às 23h.

Hospital Sírio Libanês, Rua Dona Adma Jafet, 115, Bela Vista. Diariamente, das 07h às 23h.

Emporium SP – Vila Nova, R. Afonso Braz, 431, Vila Nova Conceição. Diariamente, das 07h às 22h.

São Bernardo do Campo/SP – Carrefour SBC, Avenida Senador Vergueiro, Jardim Três Marias. funciona diariamente, das 07h às 23h.

Diadema/SP – Tenda Diadema, Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 3000. Funciona diariamente, das 06h às 23h.

Itapevi/SP – Eurofarma Itapevi, Rodovia Presidente Castello Branco Km 35,6. Funciona diariamente, das 05h às 23h.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros