Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Drive-Thru troca resíduos recicláveis por recompensas em Campo Grande – MS

O ponto coleta mensalmente, em média, 15 toneladas de resíduos.


Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, quem leva seus resíduos recicláveis ao Drive-Thru Ecológico ganha pontos que são transformados em recompensas. Esse foi o jeito encontrado pelo empresário Marcos Eduardo Bergoli Kirst para incentivar e conscientizar a população local sobre a importância da destinação adequada dos resíduos após o uso.

Desde 2008 Kisrt trabalha com ações ecológicas, tanto que a sua empresa, a Ecoplantar é especializada na produção de mudas nativas e, somente, através dela é possível manter o projeto social com a reciclagem.  Em 2011, quando a prefeitura local cedeu um espaço para a criação do “ecoponto” foi que o Drive-Thru ganhou forma. A central de coleta funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. Neste período, qualquer pessoa pode levar seu resíduo reciclável doméstico e trocar os materiais por bônus.

A iniciativa não conta com qualquer apoio financeiro do governo, a não ser a disponibilização do espaço para funcionamento. Mas, através de parceria com empresas locais, é possível oferecer a gratificação a quem recicla. As recompensas são diversas e incluem desde refeições até sessões de fotografia. O modelo é do tipo “ganha-ganha”. As pessoas que participam colaboram com a preservação do meio ambiente e os empresários parceiros, acabam aumentando sua rede. “Serve como uma ferramenta de prospecção e direcionamento de cliente”, explicou Kirst, em entrevista ao CicloVivo.

Não são apenas os patrocinadores que veem seus negócios se beneficiarem do Drive-Thru. Todos os resíduos coletados no espaço são encaminhados às cooperativas locais. Para o empresário, o negócio ajuda a desenvolver a comunidade e a melhorar as condições de trabalho de quem vive da reciclagem. “O mais importante é que, ao mesmo tempo, deixamos de gerar um futuro catador e ajudamos as cooperativas a expandirem seus trabalhos podendo absorver os catadores que estão nas ruas.”

Atualmente, o ponto coleta mensalmente, em média, 15 toneladas de resíduos. No Drive-Thru é possível descartar praticamente todos os tipos de materiais recicláveis decorrente do pós-consumo de uma residência.

Mesmo que este seja um modelo de negócio sustentável, Kist deixa claro que o intuito principal é a conscientização. “Por se tratar de um trabalho de Educação Ambiental, o foco do nosso trabalho não é o material em si e sim despertar uma atitude positiva em alguém”, finaliza.

Além da central de coleta, a Ecoplantar também é a responsável pela criação de uma mini-floresta doada à cidade de Campo Grande. O projeto deve ser entregue ainda neste mês e conta com cinco mil mudas plantadas na beira de um córrego.

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros