Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 28 de março de 2017

Rio vai receber mais de 10 mil jazigos ecológicos

A falta de sepulturas em cemitérios da cidade é reclamação antiga. Na tentativa de amenizar a situação, a Prefeitura autorizou a construção de novos jazigos nos cemitérios São Francisco Xavier, no Caju e no de Inhaúma.

Ao todo, serão criadas 10.824 vagas no Caju e outras 3.470 em Inhaúma. As obras incluem também a construção de mais de 15 mil nichos para depositar urnas. O investimento de mais de R$ 10 milhões será realizado pelas concessionários Reviver e Rio Pax. Já neste mês, ficará pronta a primeira fase das obras, criando 3.464 vagas no São Francisco Xavier e 3.470 em Inhaúma.

No Caju, o diferencial dos novos jazigos está no uso de blocos de concreto maciço, com isopor reciclado e fibra de vidro misturados à massa. A estrutura fica termicamente isolada e é possível diminuir em 70% o peso do concreto convencional, de 490kg para 90kg. Outra novidade é que ambos os cemitérios terão uma plataforma de elevação para levar os caixões a cada jazigo vertical. A estrutura tem 8 andares e tamanho padrão de 60cm de altura e 80cm de largura.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Sandro Lobo, essa técnica foi desenvolvida na Espanha para construção de casas. Os jazigos também têm tubos especiais para os gases emitidos e sulcos internos para cristalização de resíduos.

— Com o concreto mais leve, o processo de edificação ficou mais rápido, além de ser um material reciclável e não inflamável.

Para dar continuidade a renovação, a Concessionária Reviver já deu entrada junto à Prefeitura no projeto de construção de sepulturas no cemitério da Ilha do Governador, e prometeu fazer o mesmo nos cemitérios de Ricardo de Albuquerque e Guaratiba, totalizando mais 15.000 jazigos e 13.000 nichos.

Fonte: Jornal Extra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros