Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Semds orienta sobre serviços funerários nos cemitérios públicos

Com a implantação da reforma administrativa da Prefeitura de Maceió, válida desde o início deste ano, a gestão dos serviços funerários nos cemitérios públicos da capital passou por mudanças.
Antes, esta era uma demanda de competência da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), órgão que foi extinto e teve suas atribuições separadas entre novos órgãos. Agora, a responsabilidade em relação aos cemitérios é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que não somente administra os serviços nestes locais, como também determina as medidas para melhoria do atendimento ao cidadão.

Ao todo, a gestão responde pelos oito cemitérios públicos existentes na cidade: São José – Trapiche da Barra; Mãe do Povo – Jaraguá; Nossa Senhora da Piedade – Prado; São Luiz – Colina dos Eucaliptos; Divina Pastora – Rio Novo; Santo Antônio – Bebedouro; Santa Luzia – Riacho Doce; e Nossa Senhora do Ó – Ipioca.  Na Semds, o setor responsável pela administração dos espaços é a Coordenação Geral de Gestão de Serviços Funerários (CGGSF), cujo titular é Rogério Barros. O profissional já atuava na mesma área na extinta SMCCU e, neste sentido, acompanha as demandas da Prefeitura desde 2015.

O primeiro ponto esclarecido pelo coordenador-geral diz respeito às taxas de serviços. Ele explica que, atualmente, a tabela de pagamento de sepultamento, prorrogação para permanência do cadáver na sepultura passado o período de três anos após o enterro; exumação com valores diferenciados, variando entre antes ou após o prazo natural de decomposição; anuidade nos casos de arrendamento ou perpetuidade; além dos serviços diversos, como entrada, saída ou remoção de ossada, construção de ossuários, execução de obras de embelezamento ou colocação de pedras.

“Dos oito cemitérios públicos administrados pelo Município, apenas três não possuem centrais de taxas, que funcionam como locais de atendimento ao cidadão para emissão de boletos. Este serviço está disponível nos cemitérios São José, Piedade, Mãe do Povo, São Luiz e Divina Pastora. Nos demais não há, por uma questão de logística do próprio local em decorrência da dificuldade com sinal de internet e outras situações, mas o atendimento é feito na Semds. A população pode procurar os cemitérios no horário de funcionamento das centrais, que estão abertas das 08h às 12h e das 14h às 17, de segunda a sexta-feira”, explicou Rogério Barros.

No caso de débitos, o coordenador diz que o serviço de emissão de boleto para pagamento também está disponível nas cinco centrais. No entanto, ele orienta que o cidadão se dirija à Semds, visto que há a possibilidade de negociação para parcelamento do valor. A sede da secretaria fica no bairro Bebedouro, na Rua Marquês de Abrantes. Na repartição, o requerente deve procurar a Coordenação Geral de Gestão de Serviços Funerários para atendimento. O horário de funcionamento é das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Jornal Cada Minuto

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros