Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Tipos de cemitério: você sabe quais são e qual a diferença entre eles?

Cemitérios são divididos em três tipos: horizontal, vertical e jardim ou parque, cada um com características distintas, mas com uma função final em comum.


ara aqueles que acreditam na tradição do sepultamento, além de ser a última morada das pessoas, os cemitérios também têm valor histórico e cultural. Através deles é possível conhecer a história de um lugar, sua colonização, crenças e tradições.

Os cemitérios são divididos em três tipos: horizontal, vertical e jardim ou parque. Cada um com características distintas, mas com uma função final em comum: possibilitar a homenagem aos entes queridos. Entenda cada um deles:

Cemitério horizontal

É o tipo mais comum e mais antigo de cemitério que existe. Nele os corpos são sepultados de forma subterrânea e possuem uma área aberta com túmulos e jazigos, geralmente de mármore. Nos mais antigos é comum encontrar grandes construções, estátuas e mausoléus. São locais de grande valor histórico e turístico. No Brasil, os principais cemitérios horizontais são: o Cemitério da Consolação, em São Paulo; Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador; e o Cemitério do Itacorubi São Francisco de Assis, em Santa Catarina.

CASTILHO DE ANDRADE - Arte Tumular - 273 - Cemitério da Consolação, São Paulo (Foto: Divulgação) CASTILHO DE ANDRADE - Arte Tumular - 273 - Cemitério da Consolação, São Paulo (Foto: Divulgação)

CASTILHO DE ANDRADE - Arte Tumular - 273 - Cemitério da Consolação, São Paulo (Foto: Divulgação)

Cemitério vertical


Os cemitérios verticais surgiram para solucionar a falta de espaço para sepultamentos, principalmente nas grandes cidades. O maior cemitério vertical do mundo é o Memorial Necrópole Ecumênica, localizado na cidade de Santos, no Estado de São Paulo.

Cemitério jardim ou parque

Os cemitérios jardim ou parque possuem uma ampla área verde, contendo trilhas, bosques e demais atrativos naturais. Proporcionam aos visitantes um ambiente tranquilo e sereno. Assim, além de fazer a homenagem ao seu ente querido, o visitante pode passear pelo local e aproveitar a paisagem natural. São características desse tipo de cemitério os jazigos subterrâneos, cobertos por um amplo gramado, e o túmulo normalmente é identificado por uma placa na cor branca, que pode variar de acordo com as regras de cada cemitério. No Brasil, os cemitérios jardim mais conhecidos são: o Cemitério do Morumbi, em São Paulo; o Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador; e o Cemitério Flamboyant, em Campinas. O cemitério parque considerado mais antigo do País é o Cemitério Jardim da Saudade Sulacap, no Rio de Janeiro.

O Parque Memorial Japi é um empreendimento robusto, com 220 mil m² de área total e capacidade para 35 mil jazigos e contará com um jardim japonês, jardim sensorial, pista de caminhada, arvorismo, academia ao ar livre e o Parque Novos Cabreuvanos, com 55 mil m² e que vai contar também com um sementário e viveiro de mudas para recomposição da flora na cidade.

O empreendimento segue uma tendência mundial de valorização do espaço, transformando os cemitérios-parque em locais de meditação e contemplação da natureza, tornando-se um ponto turístico, a exemplos dos mais famosos ao redor do mundo.

Parque Memorial Japi 
Informações: (11) 4521-7550/93802-6000
Acesse: http://parquememorialjapi.com.br

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros