Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

TCC abraçou desafio de projetar o Cemitério da Consolação como espaço de cultura e turismo

Amanda Almada, Ana Beatriz Coelho, Fernanda Marques, Giovanna Arita, Laura Morente e Marina Sant’ana se uniram para formar a Agência Link Comunicação, no curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. 


Com a proposta de incorporar temas pouco convencionais, que representassem um desafio de estudo e de planejamento, elegeram o Cemitério da Consolação para o seu projeto de TCC. Os bastidores dessa “História de TCC” você conhece a seguir. 

Sobre o trabalho
Propusemos ao Serviço Funerário Municipal de São Paulo a criação de um projeto de posicionamento para o Cemitério da Consolação, com o objetivo de projetar a necrópole como um espaço de cultura e turismo para apropriação urbana.

O projeto, que dialogava com iniciativas internas, foi aceito pela autarquia. A ideia era mostrar que a comunicação efetiva pode ser trabalhada em todo tipo de instituição, trazendo resultados significativos para sua imagem, reputação e relacionamento com públicos estratégicos. Além disso, demandava um grande estudo das percepções e preconceitos sociais.

O Cemitério da Consolação é hoje um dos principais acervos de arte e história a céu aberto que temos em São Paulo. Era fundamental mostrar isso à sociedade e assegurar que toda a memória ali presente fosse conservada. Falamos muito sobre garantir o acesso gratuito ao entretenimento e cultura, então é preciso mostrar que esse acesso está disponível em lugares onde não se imagina. 

Os principais desafios ao longo da produção do TCC
Falar sobre necrópoles e cemitérios já representa um grande desafio. A escolha do tema, em si, já demandou justificativas elaboradas sobre como o segmento e o cliente poderiam ser explorados. Foi preciso ter em mente, desde o primeiro momento, que o projeto iria demandar uma sensibilização prévia para qualquer ação que fosse proposta.

Entender o impacto emocional que um ambiente ligado ao luto tem sobre a sociedade, assim como a força do estereótipo – cemitério como um local ligado ao medo e ao terror -, foi o principal ponto de convergência dos desafios do projeto, ao mesmo tempo em que contribuíam para o interesse e curiosidade de quem se envolvia com o processo.

Além disso, trabalhar com a autarquia representava criar um projeto para públicos muito diversos. Era preciso pensar em como cada ação impactava o público interno concursado, o público interno comissionado, os terceiros, os parceiros, os proprietários de jazigos e a comunidade como um todo, que já é muito diversa.

Os aprendizados
O projeto foi um grande aprendizado, tanto operacionalmente, quanto socialmente. Já havíamos criados alguns projetos para instituições interessantes e com muito potencial criativo, mas certamente nenhum foi tão desafiador nem promoveu experiências tão atípicas.

Um dos maiores aprendizados está atrelado aos diversos especialistas com os quais tivemos contato nessa produção. Profissionais da área cultural, do teatro, da fotografia, educadores e até teólogos, compartilharam muito de suas experiências e percepções sobre a dificuldade de trabalhar o conflito entre arte e associação negativa com a morte.

Também aprendemos a olhar cada grupo ou segmento da instituição de forma singular, conforme sua real necessidade. É preciso pensar amplamente o impacto de tudo que é proposto: a quem irá caber essa ação? Como essas pessoas interagem com essa demanda? Como devo, e posso, abordá-las? O que podemos fazer por elas? São perguntas que devem estar sempre em mente.

O significado dessa experiência 
O TCC é seu último contato formal com a universidade, talvez por isso as experiências vividas ao longo de todo o processo tenham tanto valor emocional. Nesse momento, seu vínculo com o ambiente profissional é mais intenso, mas você ainda possui suporte e apoio para melhorar constantemente, com professores e profissionais dedicados totalmente a esse objetivo.

A criação de um planejamento completo, assim como toda a interlocução com aquele cliente, emprega muita responsabilidade ao estudante. Pela primeira vez cabe a você a prospecção profissional do cliente, a negociação do que será entregue, a criação de uma agenda de contato e feedback e a produção completa de um plano de ação no qual serão apresentados diagnósticos e propostas.

Outro ponto é a autonomia. Muitas vezes, em sua dinâmica de trabalho, nem todas as ações e estratégias caberão a você, mas no TCC sim. É uma oportunidade para incorporar ao desenvolvimento tudo aquilo que você acredita ser relevante, explorando ao máximo a criatividade e o potencial de inovação. 

As maiores contribuições para a equipe
O engajamento com o projeto nos rendeu dois Prêmios ABRP, um primeiro lugar na categoria Estratégias de Relacionamento, e o segundo lugar em Projeto Experimental. Os prêmios são gratificantes justamente por ajudar a projetar uma iniciativa de cunho social, mostrando que existe espaço para propostas e clientes de todos os tipos.

Também conhecemos a fundo as dinâmicas da área pública e política, um conhecimento valioso no aspecto pessoal e profissional. Quando você entende como essas instituições trabalham e com quais fatores interagem, passa a interagir melhor com suas demandas e particularidades. Esse conhecimento seria valioso para todo e qualquer cidadão.

Ainda assim, a maior contribuição foi no aspecto do crescimento pessoal. A escolha do cliente foi pensada justamente neste aspecto, de promover vivências marcantes, e conseguimos. Visitas monitoradas, visitas espontâneas, eventos culturais, seção de fotos, tudo tendo como cenário um acervo histórico que nos ensinava mais a cada visita.

Conselhos para quem está fazendo o TCC agora
Antes de tudo, escolha trabalhar com algo que realmente lhe dê satisfação. Você irá passar um ano completamente envolvido com o tema, estudando, escrevendo e falando sobre ele, então torne essa experiência gratificante, isso irá ajudar a tornar significativos mesmo os momentos mais difíceis e desafiadores.

Não escolha uma empresa ou tema por que ela parece simples ou segura, faça desse projeto uma oportunidade para se desafiar e criar algo do qual se orgulhe. Você provavelmente irá ser questionado sobre o que fez em seu TCC por mais vezes do que imagina, então escolha algo que te dê orgulho. 

Se feito corretamente, e com a devida dedicação, o trabalho se torna parte importante do seu portfólio de trabalho. Ele é uma documentação do seu conhecimento em todas as etapas de relacionamento com o cliente, o que é muito valioso. Tenha em mente que aquele é um cliente real, assim como você é para ele um profissional real e seu único ponto de interlocução. O TCC é um desafio, de fato, mas também será uma das suas melhores lembranças.

Fonte: Portal Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros