Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Cortem as árvores!!






Ana Echevenguá*

“Plante para o planeta, plante para as pessoas. Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde, bem como o clima mundial. Veja as muitas maneiras como as árvores podem fazer diferença!” - James Tulloch.


Para esse feriadão de Páscoa, sugiro a animação ‘Lórax, em busca da trúfula perdida’ (The Lorax é o título de um livro publicado por Dr. Seuss, em 1971). Trata-se de mais um alerta para o nosso futuro próximo: compraremos ar limpo engarrafado e viveremos cercados por belíssimas árvores artificiais, que não produzem sujeira.

Talvez a historinha colorida e alegre ajude na resposta à pergunta: por que ter uma árvore de verdade, que suja tudo à sua volta, quando pode ter uma árvore de plástico?

Árvores incomodam, atrapalham, são dispensáveis... eu não penso assim. Talvez você também não. Mas, a maior parte dos gestores urbanos pensa assim.


Ah! Não é assim? Claro que é!!... trago alguns exemplos que acabei de ler:

- Porto Alegre/RS – algumas árvores, na região da Usina do Gasômetro, seriam cortadas em virtude das obras de duplicação de uma avenida. Uma decisão liminar1, num processo ajuizado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, determinou a suspensão temporária da supressão das coitadas.

Não dá pra fazer muita festa porque a coisa é temporária! Mas é uma vitória!

- recentemente, São Paulo/SP anunciou que cortará 333 árvores. Por quê? Porque elas foram catalogadas como um risco para a população e para a rede elétrica”2.

Em uma cidade cujo ar poluído mata cerca de 4 mil pessoas por ano, o prejuízo é enorme. Segundo o médico e professor da Universidade de São Paulo Paulo Saldiva, a poluição atmosférica da capital mata mais do que a AIDs e a tuberculose: “São Paulo tem 28 microgramas de poluentes causadas pela queima de combustíveis por metro cúbico. O limite considerado tolerável pela Organização Mundial da Saúde é de 10 microgramas”3.
E a morte das árvores não ocorre somente nas capitais. Um dia, elogiei as ruas de uma pequena cidade do interior catarinense: enfeitadas com árvores frutíferas. Laranjeiras, limoeiros, limeiras, ... O vice-prefeito da época respondeu-me: “serão cortadas porque vamos asfaltar várias ruas”. 


Estamos em 2013. Século XXI. Por questão de sobrevivência, é imprescindível consagrar, proteger, preservar, defender a vida das mais variadas formas... Mas, nem todos pensam assim. E ainda nos deparamos com discussões (e decisões) que envolvem destruição de floresta e de rios, aborto, eutanásia, ...

 

Pra finalizar, também sugiro que vejam as imagens e textos de 10 boas razões para plantar árvores”, no website da Allianz4.


1 - http://vereadorasofiacavedon.blogspot.com.br/2013/03/justica-determina-suspensao-do-corte-de.html



4 - http://sustentabilidade.allianz.com.br/?1727/10-boas-razoes-para-plantar-arvores



* Ana Candida Echevenguá, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Presidente da Academia Livre das Águas e do Instituto Eco&Ação, nos quais desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: ana@ecoeacao.com.br.



Um comentário:

  1. Recebi de Maria Joana: "GOSTEI MUITO DO TEXTO!!!
    SE PERMITE MINHA CONTRIBUIÇÃO HUMILDE EU ACRESCENTARIA AO TITULO: "VAMOS PLANTAR MAIS ARVORES!"
    GOSTO MUITO DE IPÊ, SÃO VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE!!!!

    ResponderExcluir

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros