Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

A difícil arte de cozer arroz










Ana Echevenguá*


Hoje é meu dia de folga; e decidi preparar o almoço. Lembrei do meu amigo José, do seu genuíno prazer em comer e em preparar arroz... Decidi cozinhar arroz. Comecei com a maior dedicação: escolha da panela, lavagem dos grãos, água, gordura, sal, alecrim...

Pensei com meus botões: por que será que ele gosta tanto de arroz? E mais: por que o arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo? Até onde sei, ele é rico em carboidratos e nada mais.

Lá fui eu pra beira do fogão! Mas foi só levantar a fervura na panela e fiquei furiosa! (Mulher à beira de um ataque de nervos na beira do fogão – alguém já viu esse filme?).


Nessa hora, descobri o porquê de não gostar de arroz... é um dos pratos mais complexos e difíceis de fazer; derrama da panela ao cozer; faz uma sujeira danada... e, na hora de ser degustado, não tem gosto algum... lembra-me o "elemento neutro" das regras matemáticas. (Alguém lembra disso?)

Definitivamente, eu e o arroz não formamos uma boa dupla: queimei os dedos ao pegar a tampa da panela fumegando e espirrando água fervente, deixei-a cair no chão... quase queimo o arroz porque não fiquei atenta ao seu cozimento...

Será que é possível mudar isso? Será que dá pra preparar um prato simples, de forma simples e segura? Como é que – sem tragédia - a população mundial consegue colocar arroz no prato diariamente?

Depois que limpei o fogão e acalmei os ânimos, falei com meu amigo José... Tranquilizou-me com sua voz pausada. E, delicadamente, permitiu-me entender que fizera tudo errado. Tudo mesmo! Vejam como ele prepara o seu pratinho de arroz:

“Ferva bastante água, como se fosse cozinhar macarrão.
Junte sal.
Junte arroz e cozinhe por 16 minutos.
Escorra no escorredor de macarrão.
Tempere com sal, azeite ou manteiga.
É só servir. Assim não perdes o amigo e nem o arroz”.

Tão simples! Tão fácil! 


Uma das especialidades do meu amigo é transformar o trivial em extraordinário. Dar sabor diferenciado ao prato cotidiano.

Acho que ele coloca várias pitadas de amor na comida que confecciona...


* Ana Candida Echevenguá, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Presidente da Academia Livre das Águas e do Instituto Eco&Ação, nos quais desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: ana@ecoeacao.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros