Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

95% das geleiras do mundo estão se retraindo ou diminuindo – em extensão e profundidade!

Mudanças Glaciais
Data: Quarta - 18 de março | Início: 22h43 | Término: 00h
National Geographic Channel
Documentário / Diversos
Nome Original: Chasing Ice
Cor: Colorido
Classificação: Programa livre
James Balog, fotógrafo da National Geographic, já foi cético sobre as mudanças climáticas. Mas isso mudou, e agora ele mostra as inegáveis provas das mudanças em nosso planeta.


Extreme Ice Survey (EIS)

Fundada em 2007 por James Balog, o Extreme Ice Survey (EIS) [Pesquisa em Grandes Geleiras] é um programa fotográfico inovador, de longo prazo, que integra arte e ciência para dar uma "voz visual" à mudança de ecossistemas do planeta. A biblioteca de imagens EIS preserva um legado visual, proporcionando uma linha de base única, útil por anos, décadas e até mesmo séculos vindouros - para revelar como as mudanças climáticas e outros impactos da atividade humana afetam o planeta.

EIS é um programa do Earth Vision Institute. [http://www.earthvisioninstitute.org/]

Extreme Ice Survey (EIS):  http://extremeicesurvey.org/


Trechos selecionados da palestra Ted.

Anexa a transcrição completa da palestra Ted.  



17:44 -  

    Agora eu concluo após um longo tempo aprendendo sobre a mudança climática que nós não temos um problema econômico, tecnológico ou de políticas públicas. Nós temos um problema de percepção. A política, economia e tecnologia são questões realmente sérias, mas de fato nós podemos lidar com elas. Estou certo que nós podemos. Mas o que temos é um problema de percepção porque um número insuficiente de pessoas realmente entenderam. Vocês são uma audiência elitizada. Vocês entendem. Felizmente, muitos líderes políticos nos mais proeminentes países do mundo são espectadores elitizados que também entendem isto. Mas ainda assim, precisamos trazer muitas pessoas para junto de nós. E é isto que eu penso de organismos como o TED, assim como a Pesquisa em Grandes Geleiras, que podem ter um grande impacto na percepção do homem e nos unir. Porque acredito que agora nós temos uma oportunidade.

18:35 -

     Estamos a beira de uma crise, mas ainda temos a oportunidade de encarar o maior desafio de nossa geração, de nosso século, de fato. Isto é uma convocação para que façamos a coisa certa para nós e para o futuro. E eu tenho esperança que nosso conhecimento faça com que os anjos de uma natureza melhor se levantem e façam o que tem que ser feito. Obrigado.

2:16 - 

     95% das geleiras no mundo estão se retraindo ou diminuindo. Isto fora da Antártica. 95% das geleiras no mundo estão se retraindo ou diminuindo, porque os parâmetros de precipitação e de temperatura estão mudando. Não há desacordos relevantes sobre isto. Está sendo observada e medida. É informação à prova de balas. E a grande ironia e tragédia de nosso tempo é que grande parte da opinião pública pensa que a ciência ainda está discutindo isto. A Ciência não está discutindo isto. Nestas imagens, vemos gelos de enormes geleiras, camadas de gelo que tem centenas de milhares de anos se desfazendo em pedaços, e mais pedaços e pedaços desfazendo-se em icebergs, elevando os níveis do mar.

3:00 -

     Então, tendo visto tudo isto em 30 anos de carreira, eu ainda era cético sobre a mudança climática até 10 anos atrás, porque eu pensava que esta história de mudança era baseada em modelos computacionais. Eu não me dei conta de que era, de fato, uma medida concreta de como os paleoclimas - os climas antigos – eram, eles que estão gravados em camadas de gelo, nos sedimentos oceânicos, gravados em sedimentos lacustres, em anéis de árvores e em outras diversas formas de medir a temperatura.

3:32 -

     Quando me dei conta que era real, que não era baseado em modelos de computador, decidi que um dia iria criar um projeto que buscasse manifestar esta mudança climática em fotografias. E isto me fez seguir com este projeto. Inicialmente, eu trabalhava em uma missão para a National Geographic, convencional, uma pose, fotografia sem movimento. E num desses dias, eu tive a ideia que devia – depois de terminar meu trabalho – eu tive a ideia que devia tirar fotos intercaladas que devia posicionar uma câmera, ou duas, numa geleira e deixá-la tirando fotos a cada 15 minutos, a cada hora, ou outro intervalo e observar essa progressão da paisagem com o passar do tempo.

4:11 -

     Bem, passadas 3 semanas, de repente mudei a ideia de 2 câmeras de fotografias intercaladas para 25 câmeras de fotografias intercaladas. E os próximos 6 meses da minha vida foram os mais difíceis de minha carreira, tentando desenhar, construir e instalar estas 25 câmeras em seus locais. Elas são movidas a energia solar. Painéis solares as mantém funcionando. A energia vai até uma bateria. Foi feito um computador sob medida que diz para a câmera quando disparar. E estas câmeras estão posicionadas em rochas laterais às geleiras, e elas olham para as geleiras de uma posição sólida e fixa, e observam a evolução da paisagem. Dispusemos nossas câmeras pelas geleiras da Groenlândia. De fato, perfuramos buracos bem abaixo da superfície de descongelamento e as deixamos lá, até mês passado ou algo assim. Aliás, ainda há câmeras lá, bem agora. De todo modo, as câmeras fotografaram a cada hora, a cada meia hora, cada 15 minutos, cada 5 minutos.

5:10 -

     Aqui são fotos das câmeras intercaladas sendo feitas. Risadas Particularmente, fiquei obcecado por cada parafuso, porca e arruela nessas coisas malucas. Passava metade do meu dia em lojas de hardware durante os meses em que estas unidades eram construídas.

5:26 -

     Estamos trabalhando na maioria das grandes regiões de geleiras no hemisfério norte. Nossas câmeras intercaladas estão no Alasca, nas Rochosas, Groenlândia e Islândia e nós tínhamos posições de fotografias por repetição, que eram lugares que só visitávamos anualmente, na Colúmbia inglesa, nos Alpes e Bolívia.

O fotógrafo James Balog compartilha novas sequências de imagens da Pesquisa de Grandes Geleiras, uma rede de câmeras de fotos intercaladas filmando geleiras recuando em um ritmo alarmante, uma das mais vívidas evidências já feitas sobre a mudança climática.


Time Lapse Glacier Melting HD - James Balog - Ted.com

Proof of accelerated glacial loss due to climate change...the camera does not lie.

Colapso de Geleiras em Intervalos de Tempo – James Balog – Ted.com

Provas de perdas glaciais aceleradas devido à mudanças climaticas... as câmeras não mentem

         

CHASING ICE - NEXT AIRING WED MAR 25, 3 A.M. ET
Chasing Ice, winner of best cinematography at the 2012 Sundance Film Festival, documents Balog's three-year quest to capture the natural world in transformation.


  Chasing Ice, vencedor de melhor fotografia no Festival de Cinema de Sundance 2012, documenta os três anos da busca de Balog para capturar o mundo natural em transformação.


Grandes patrocinadores das vozes que produzem desinformação sobre o assunto são os interesses atendidos pelo nosso atual e <inviável> Sistema Econômico:

(1) Dado que a economia de mercado requer <consumo> a fim de manter <demanda para emprego humano e promover crescimento econômico>, existe um <incentivo estrutural> para <reduzir o uso de recursos, a perda de biodiversidade, a emissão global de poluição e contribuir para a crescente necessidade de melhorar a sustentabilidade ecológica no mundo atualmente> ?

domingo, 18 de janeiro de 2015

3 questões que possivelmente sintetizam a fragilidade da Economia de Mercado Capitalista, e que impossibilitariam este modelo de prosseguir indefinidamente. Você concorda com elas?

#3-questões, #Desemprego_Tecnológico, #Movimento_Zeitgeist, #Sustentabilidade, #Violência_Estrutural



     Mas existem forças sociais trabalhando na busca de soluções, aliadas a iniciativas como Extreme Ice Survey (EIS), um exemplo - do qual participo ativamente:

                         Movimento Zeitgeist Brasil: 



Livro que define as teses e o Movimento Zeitgeist pode ser lido gratuitamente aqui (PDF em conclusão): http://umanovaformadepensar.com.br/



-- 

Atenciosamente. 



Claudio Estevam Próspero 

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros