Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Austrália vai realizar ‘censo de ratos’ pela primeira vez para prevenir pragas

A Austrália organiza de segunda-feira (13) a domingo seu primeiro censo de ratos em todo o país, para ajudar os agricultores a prevenir uma invasão destes roedores que podem ser devastadores para as colheitas.


“No ano de 1993 ocorreu a pior praga de ratos na Austrália, que provocou danos estimados em US$ 96 milhões. Os ratos destruíram milhares de hectares de cultivos e atacaram rebanhos e galinheiros (…), além da maquinaria agrícola”, lembra o centro público de investigação científica CSIRO, participante da operação “Mouse alert”.

Outra praga em 2010 e 2011 danificou gravemente as colheitas de cereais em vários estados do país, que é o quinto exportador mundial de trigo.

De 13 a 19 de abril, antes da semeadura de cereais, os agricultores de toda a Austrália foram convidados a apontar a presença de ratos em suas propriedades, através de um site e um aplicativo para smartphones.

“A partir destes dados, desenvolvemos modelos matemáticos para prever as pragas de ratos, o que permite controlá-las melhor”, explica Steve Henry, investigador do CSIRO.

Os ratos se reproduzem muito rápido, e seu número pode passar de 5 a 1.000 por hectares se tiverem com o que se alimentar e um clima favorável, acrescenta o investigador.

Com o censo, acrescenta, “poderemos reagir rapidamente antes que o número de ratos se torne muito grande”. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros