Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Japão cria barreira ‘desdobrável’ para conter tsunamis

Pesquisadores japoneses desenvolveram uma barreira litorânea desdobrável que se eleva automaticamente através da força das ondas, capaz de diminuir o impacto de grandes tsunamis sem a necessidade da construção de novas estruturas fixas que estragam as paisagens naturais do país.


Uma equipe da Universidade de Nagóia, em parceria com a Hitachi Zosen e outras entidades, realizou testes que provaram a efetividade do sistema, explicou nesta quinta-feira (16) à Agência Efe um porta-voz do grupo de pesquisadores.

Quando colocada em cima de um dique convencional, a estrutura se desdobra e proporciona uma altura adicional para a barreira já instalada, amortecendo o impacto das ondas. O sistema é acionado quando o nível do mar sobe e a força da água é suficiente para a formação do novo bloqueio.

Nos testes realizados até o momento, os pesquisadores utilizaram as barreiras desdobráveis sobre estruturas tradicionais de contenção das águas. Os muros construídos com esse objetivo no litoral japonês são eficazes para suportar ondas de até 10 metros.

Muitas cidades decidiram construir novas barreiras marítimas depois do terremoto que sacudiu o Japão em março de 2011, gerando um tsunami com ondas de mais de 15 metros e deixando cerca de 20 mil mortos e 470 mil desabrigados no país.

No entanto, os muros geraram certa rejeição da população, especialmente no nordeste do país, por causa do impacto sobre a paisagem.

Apesar dos testes positivos, a Universidade de Nagoia afirmou que ainda não conta com nenhum projeto concreto para instalar as novas estruturas. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros