Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Metade dos reservatórios de água do Agreste estão em estado de colapso

Metade dos reservatórios de água do Agreste de Pernambuco estão em estado de colapso. De acordo com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), das 30 barragens que abastecem os municípios da região, 15 estão com menos de 10% do volume total.


A população de Belo Jardim, por exemplo, enfrenta racionamento de água desde 2012. O local conta com um sistema integrado que também abastece os municípios de Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una. Neste sistema há dois reservatórios – o de Pedro Moura Júnior e o Engenheiro Severino Guerra. O primeiro tem capacidade total de 30 milhões de m³, mas atualmente comporta 7% deste conteúdo. O segundo, 17 milhões de m³, tendo 13% deste volume preenchido. Fazendo parte da bacia hidrográfica do Rio Ipojuca, a barragem de Pedro Moura é a maior de Belo Jardim. 



Contrário a este caso, a barragem de Tabocas Piacas está transbordando. Localizado em Serra dos Ventos, distrito de Belo Jardim, o reservatório tem capacidade para 1, 7 milhão de m³ e conta com 102% deste volume. Como não há tubulação para o município, a água deste depósito só sai em caminhões pipa responsáveis por abastecer a zona rural.

 As águas que estão transbordando em Tabocas já estão sendo vistas como alternativa para diminuir o racionamento da região. Obras orçadas em R$ 3 milhões já devem começar em agosto deste ano para a construção da tubulação.

Nenhum dos três maiores reservatórios da região está em situação crítica. O maior é Jucazinho, que está localizado em Surubim e tem capacidade para acumular 327 milhões de m³ de água. Atualmente, o volume total é de 3,6% deste valor. Em seguida, há o Prata, em Bonito. Esta barragem está com 68% dos 42 milhões de m³ que pode comportar. O terceiro é o Pão de Açúcar, em Pesqueira. A capacidade dele é de 34 milhões de m³, tendo 11% desta quantidade preenchida.

Como mostram os dados da Apac, sete barragens estão com 0% do volume total. Uma delas é a de Taquara e está localizada em Caruaru. O município – também abastecido por Jucazinho e pelo Prata – ainda possui outro reservatório: o Engenheiro Gercino Pontes, que também está em colapso.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros