Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Nos últimos 3 anos, Curitiba ganhou mais áreas verdes do que em duas décadas

A capital paranaense já soma oito milhões de metros quadrados em novas áreas de conservação.

Curitiba ganhou desde 2013 três vezes mais áreas de conservação do que nos 20 anos anteriores.  Enquanto de 1993 a 2013 foram implantados 2,5 milhões de metros quadrados de áreas preservadas, nos últimos três anos as novas unidades de conservação já somam mais de oito milhões de metros quadrados. São sete novas unidades, entre parques e bosques, localizados principalmente na região sul da cidade.

Das sete unidades de conservação criadas na atual gestão, três são parques: Mané Garrincha, Guairacá (ambos na CIC) e Vista Alegre. Também foram criados o Bosque dos Mundiais e dois Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU): Mercúrio e Engenheiro Renato Ribeiro Cardoso. Além disso, a Prefeitura implantou a Reserva do Bugio – a maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria Refúgio de Vida Silvestre.

Além das áreas já implantadas, outros dois parques estão em execução.

Funções dos parques

“Com essas novas áreas os curitibanos ganharam, além das vantagens da preservação ambiental, espaços que permitem a integração social e o convívio das famílias, por meio de práticas saudáveis de vida. Essas áreas cumprem também a importante função de absorver as águas das chuvas, auxiliando na prevenção de enchentes e cheias”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

O secretário lembra que há mais de um ano Curitiba não registra casos de famílias desabrigadas em razão do transbordamento de rios – mesmo tendo atravessado períodos de chuva bem acima da média. Isso se deve, em boa medida, à criação de novos parques – que, além de funcionarem como pontos de absorção de chuvas, também levaram à retirada de centenas de famílias de áreas de risco.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros