Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Prefeitura articula combate ao trabalho infantil no Dia de Finados

Para coibir o trabalho infantil nos cemitérios da capital na época de Finados, os órgãos da Prefeitura de Maceió estão unindo esforços para combater esta prática.
O planejamento das ações conjuntas foi discutido em reunião entre a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, o diretor de Departamento de Cemitérios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Rogério Barros, e a coordenação de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas.

O objetivo dessa articulação entre as secretarias é conscientizar os administradores dos cemitérios, vendedores ambulantes e a população em geral para que contribuam, a fim de que crianças e adolescentes fiquem fora de qualquer ambiente que os remetam a trabalho ou tarefas em troca de remuneração.

Segundo a secretária Celiany Rocha, existem cinco mil vagas de Jovem Aprendiz para adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil. “Buscamos a Semscs e a Semds para que em parceria encaminhemos esses jovens para programas que não firam os seus direitos”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de Ações Estratégicas do Peti, Liranise Alves, no dia de Finados várias crianças são encontradas trabalhando com vendas de produtos nas proximidades dos cemitérios. “Por isso é muito importante conscientizarmos os ambulantes sobre o trabalho infantil para que sejam parceiros no combate a esta prática”, destacou.

As ações serão iniciadas com reuniões realizadas pela Semscs com ambulantes que irão trabalhar nos cemitérios e nas regiões próximas, vendendo flores e velas, para que se comprometam a não usar mão-de-obra de crianças e adolescentes.

De acordo com o coronel Ivon Berto, a Semcs se comprometerá a manter nos cemitérios no dia de Finados dois fiscais, dois guardas e uma viatura da Guarda Municipal fazendo rondas na região para coibir o trabalho infantil durante a atividade de venda ambulante.

Participaram da reunião também, a psicóloga da coordenação do Peti, Lidiane Guedes, e o diretor de Convívio Social da Semscs, Ariel Fernandes.

Peti Volante

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Volante é um projeto da Semas que tem o objetivo de identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que estejam trabalhando. O Peti Volante promove atividades itinerantes de recreação, como forma de sensibilização para crianças que estejam em condições de exploração para, em seguida, encaminhá-las aos programas socioassistenciais da Prefeitura de Maceió.

A Semas, através do Peti Volante, e a Semcs unirão para desenvolver ações de conscientização e identificação em áreas com alto índice de trabalho infantil no município.

Fonte: Jornal Primeira Edição

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros