Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

No Sertão de PE, 34% dos criadores declararam vacinação contra aftosa

No Sertão de Pernambuco, cerca de 34% dos criadores de bovinos e bubalinos declararam ter vacinado os rebanhos contra a febre aftosa. Para não serem considerados inadimplentes, os pecuaristas precisam regularizar sua situação na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).


Segundo o coordenador da unidade veterinária local da Adagro, Geraldo Miranda, 38% das propriedades rurais de Petrolina estão regularizadas. “Nós temos registradas a venda de mais de 18 mil doses da vacina, mas cerca de 8 mil foram declaradas. Nosso alerta é para que o produtor compareça à Agência, pois, a partir da segunda-feira (1º), já vai ser considerado inadimplente”, afirmou.

Ainda de acordo com Miranda, as lojas vão vender as doses até o sábado (30) e a aplicação pode ser feita até o domingo (31), data de encerramento da primeira etapa da campanha. “Caso o criador compre até o sábado, ele pode apresentar a nota fiscal na próxima semana. Porém, caso ele perca o prazo, só poderá comprar a vacina após pagar a multa e receber a autorização”, explicou.

As multas para quem perder o prazo variam de R$ 60 a R$ 1.500. Além disso, os pecuaristas podem ser privado de alguns benefícios, como participar de programas governamentais, não poder transitar com o rebanho, nem comercializar para o abate. A unidade regional de Petrolina da Adagro compreende, além da cidade, os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. São mais de 58 mil animais na região e a meta é de imunizar, pelo menos, 90% deles.

Os principais sinais que indicam a doença são febre alta e aftas no corpo do animal. As feridas, que costumam aparecer na mucusa oral, atrapalham a alimentação e a locomoção dos bovinos, o que causa perda de peso e enfraquecimento. Como a doença é causada por um vírus, o contágio pode acontecer de forma rápida. O criador deve imunizar os animais a partir do primeiro dia de vida. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros