Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de março de 2018

Entenda como a água chega aos lares brasileiros

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada


Captação

A primeira etapa consiste na retirada de água bruta da natureza. Para isso, as companhias de saneamento de cada estado realizam estudos e procuram por um manancial que tenha vazão suficiente para abastecer a comunidade. A água pode ser captada de maneira superficial ou subterrânea.

A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. A subterrânea ocorre por meio de poços artesianos, que são perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada Tratamento
Depois de captada, a água passa por um processo de tratamento. Quando ela sai de fontes superficiais, passa pelos processos de coagulação e flocuação; decantação; filtração; desinfecção e fluoretação. No caso da captação subterrânea, basta desinfecção com cloro. Isso porque a água não apresenta qualquer turbidez, o que elimina as outras fases.

Mais de 97% dos lares brasileiros recebem água canalizada Reservação
Nessa fase, as companhias de abastecimento armazenam a água em reservatórios subterrâneos, apoiados ou elevados. A água fica armazenada para manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema; e atender às demandas em horário de pico, como nos dias mais quentes ou na hora do almoço, por exemplo.

Distribuição

Dos reservatórios, a água passa para um sistema de distribuição, que consiste em canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são as redes de distribuição. Para funcionar perfeitamente, é preciso que haja pressão em todos os seus pontos. Quando a pressão é menor, são instaladas bombas que bombeiam a água para locais mais altos.

Entenda como a água chega aos lares brasileirosLigações domiciliares
Uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria. A água, então, passa por um hidrômetro, que mede e registra a quantidade consumida em cada imóvel, e vai para as chamadas caixas d’água. Quando uma torneira é aberta, ela passa pelo encanamento interno das residências e é consumida pelos moradores.

Fontes: Governo do Brasil, com informações da Caesb e da Copasa

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros