Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Tartarugas marinhas ingerem cada vez mais plástico, segundo estudo

As tartarugas-verdes – espécie marinha em perigo – estão ingerindo cada vez mais detritos humanos, incluindo produtos de plástico que podem ser letais. Essa é a conclusão de um estudo australiano publicado no periódico “Conservation Biology”.

A pesquisa revisou toda a literatura científica sobre a ingestão de lixo humano no oceano por tartarugas marinhas desde 1985. A análise mostrou que há registro da ingestão de detritos em seis das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo. Todas as seis são listadas como espécies vulneráveis ou em perigo.

“Descobrimos que, para as tartarugas verdes marinhas, a probabilidade de ingestão de detritos quase dobrou nos últimos 25 anos”, disse o pesquisador Qamar Schuyler, da Universidade de Queensland, que liderou o estudo.

Produtos plásticos ingeridos por tartarugas e outros animais marinhos podem ser letais, matando os animais ao bloquear o estômago, levando-os à desnutrição, ou ao perfurar o intestino.

Shuyler afirma que o plástico ingerido também pode liberar toxinas nos animais. “O animal pode não morrer imediatamente, mas isso pode impactar coisas como seu ciclo reprodutivo. Isso tem consequências em longo prazo.”

A pesquisa analisou 37 estudos publicados de 1985 a 2012 que reportou informações coletadas desde 1900 até 2011. Resultados mostram que tartarugas em quase todas as regiões ingerem detritos, mais frequentemente o plástico. “Nossos resultados mostram claramente que a ingestão de detritos por tartarugas marinhas é um fenômeno global de magnitude crescente”, diz o estudo. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros