Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Apreendida no Vietnã carga de 6 toneladas de animais raros vivos

Autoridades da alfândega vietnamita informaram esta quarta-feira ter encontrado mais de seis toneladas de pangolins, espécie protegida de mamífero próxima do tamanduá, dentro do contêiner de um navio procedente da Indonésia.

Esses animais raros, também conhecidos como “tamanduás escamosos” – por sua aparência – e capturados na China e no Vietnã, onde são considerados uma iguaria, foram descobertos na semana passada durante uma inspeção no porto de Hai Phong (norte), informou à AFP um oficial da alfândega, recusando-se a fornecer mais detalhes sobre a apreensão.

O contêiner, que deveria ser embarcado rumo a um destino desconhecido, tinha documentos informando conter peixe congelado, barbatanas e ossos de peixes, segundo um relatório publicado no site do governo vietnamita. As autoridades não especificaram o que acontecerá com os pangolins.

Naomi Doak, da rede de monitoramento de comércio da vida selvagem Traffic, estimou haver algumas centenas de mamíferos na apreensão da semana passada e declarou à AFP que não havia centros de resgate no Vietnã equipados para dar conta de um número tão grande de animais.

“São difíceis de manter em cativeiro e alimentar, eles só comem cupins… Meu palpite é que serão mortos e vendidos”, afirmou. Desde o começo do ano, mais de 10 toneladas de pangolins – tanto vivos quanto congelados – foram confiscadas no porto de Hai Phong, informou o governo em um relatório.

As autoridades também apreenderam 1,2 tonelada de escamas de pangolim, que são usadas nas medicinas tradicionais vietnamita e chinesa como um remédio para alergias e para aumentar a virilidade.

Os pequenos mamíferos são quase completamente cobertos por escamas de queratina, a mesma proteína que compõe os cabelos humanos.

Segundo a imprensa local, os pangolins são vendidos entre 8 e 10 milhões de dongs (US$ 380 – US$ 480) o quilo em restaurantes de Vietnã.

O comércio de pangolins é proibido pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (Cites). 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros