Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sul-coreanos recarregam celulares com energia vinda de rio despoluído

Os moradores de Seul já podem recarregar smartphones e tablets com energia limpa proveniente de um rio que corta a cidade. A opção é disponibilizada gratuitamente e foi possível graças a pequenas estações hidrelétricas de produção de eletricidade.

O sistema foi inaugurado na última semana, no rio Cheonggyecheon, que já representou um enorme problema público dos sul-coreanos, mas hoje é uma referência em recuperação ambiental. A tecnologia aproveita a corrente natural do rio, sem modificar o seu curso natural.

“A instalação de geração de energia hidrelétrica em pequena escala minimiza os efeitos negativos sobre o meio ambiente, uma vez que produz eletricidade sem barragens. Ela exige apenas turbinas simples”, explicou um dos representantes do projeto, em declaração ao jornal local Korea Herald.

A tecnologia foi patrocinada por sistemas de financiamento coletivo e passará por testes durante três meses. Dependendo de como for a aceitação dos usuários, ele pode ser expandido para outros pontos ao longo dos 5,8 quilômetros de extensão do rio que corta o centro da cidade.

A novidade faz parte de um projeto municipal que incentiva o uso de energia alternativa. Além das centrais que utilizam a força do rio para gerar energia, a capital sul-coreana estuda a instalação de cabines equipadas com placas fotovoltaicas.

Fonte: EcoDebate

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros