Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Falta de incentivo do Poder Público é maior entrave para popularização da energia solar. Entrevista com Getulio Hoffmann de Oliveira

“Hoje, com 30 placas em duas unidades, estou gerando em torno de 900 kw ao mês. Eu fico satisfeito de poder ligar meu ar condicionado, minha televisão durante o dia, e saber que não estou pegando nada de ninguém. Apenas do sol”, comemora o metalúrgico


Enquanto no Brasil a crise hídrica chama a atenção para o futuro do abastecimento energético pelas hidrelétricas, a ONU celebra em 2015 o Ano Internacional da Luz. O foco é reconhecer a importância das tecnologias associadas à luminosidade, como é o caso da geração de energia solar fotovoltaica.

Se em países como a Alemanha, referência em energia solar, o uso deste tipo de tecnologia representa 20% da fonte de energia do País, no Brasil esta solução ainda está engatinhando. Em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contratou diversos novos projetos para a implantação para a geração de energia solar, mas até então muito se dependia do empreendedorismo individual de quem queria fazer a diferença.

Este é o caso de Getulio Hoffmann de Oliveira, que relata em entrevista por telefone à IHU On-Line. Morador de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, ele instalou em 2013 um conjunto de placas de energia solar e um alternador em sua casa, tornando-se o primeiro gaúcho a devolver o excedente de energia para a concessionária local, a AES Sul. Hoje já são 30 placas em sua propriedade, que produzem 900 kw por mês, e abastece um terreno onde fica a sua casa e outras duas onde moram seus filhos e netos.

Getúlio é um homem de modos simples, e que investiu no que acreditava. Ele afirma que em sua conta de luz paga apenas as taxas de administração local, mas reclama da falta de incentivo do Estado. Atualmente, o governo do RS cobra 25% de ICMS de toda a energia produzida e consumida no local. Estados como Tocantins já isentam esta cobrança, mas impostos sob a importação das placas solares continuam sendo empecilho para quem busca tal empreendimento.

“Esses dias vi no jornal que uma casa popular gasta, cerca de 100 kw por mês. Como cada placa solar gera em torno de 33 kw ao mês, com três já seria possível abastecer a casa toda durante o dia. E isso aumentando em apenas R$ 3 mil e poucos os gastos com da construção”, sugere. Em meio a comunidades do interior que ainda hoje não estão ligadas a rede de energia, Getúlio defende que apenas a informação vai ser capaz de sensibilizar as pessoas para as vantagens individuais e ambientais da geração de energia.

Getulio Hoffmann de Oliveira é metalúrgico aposentado e engajado no uso e divulgação da energia solar fotovoltaica.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – O que o levou a buscar a geração de sua própria energia? Você já trabalhava com atividades relacionadas a eletricidade?

Getulio H. de Oliveira – Eu sempre tive vontade de produzir energia elétrica para que o nosso ambiente ficasse agradecido. O primeiro passo foi pensando no meio ambiente, mesmo. Eu sou metalúrgico aposentado, mas na comunidade de Pixirica em Morrinhos do Sul (180 km de Porto Alegre), onde eu morava, a maioria das casas quem fez a ligação elétrica fui eu. Já na comunidade em que eu nasci, em Rio do Pinto – hoje o município de Itati, há 123 km da Capital – até hoje não se tem energia elétrica.

IHU On-Line – E acredita que foi a falta de luz em Rio do Pinto que te incentivou a pensar em alternativas para a eletricidade?

Getulio H. de Oliveira – Com certeza. Porque quando eu comecei a ficar com 12, 13 anos de idade, eu pensava no meu pai. Ele tinha colocado um moinho de moer milho que funcionava dia e noite na comunidade. Seria muito fácil colocar um dínamo ou um alternador nesse moinho, mas não as pessoas não tinham informação para isso. Não tinha alguém para ir a esta pequena comunidade e explicar o que poderia ser feito para, já na época, disponibilizar eletricidade para as casas. O lugar já poderia estar mais avançado, mas ainda há não há luz elétrica para as famílias.

IHU On-Line – Pensando na disseminação da informação, você costuma compartilhar com as pessoas o que é preciso para instalar seus próprios painéis solares?

Getulio H. de Oliveira – Muita gente me ligou e todos os dias, praticamente, alguém me aborda para conversar sobre isso. Quem tem muito interesse, mesmo, são os donos de supermercado – que gastam muita energia elétrica. São eles os mais interessados em fazer esse tipo de instalação hoje.

IHU On-Line – Qual o grande entrave que estas pessoas interessadas enfrentam?

Getulio H. de Oliveira – O preço. São produtos importados e as taxas de importação ainda são muito altas. É cerca de 60% para entrar no Brasil e mais 40% para entrar no estado. Hoje uma placa custa em torno de R$ 925, aqui no Rio Grande do Sul. É preciso além das placas um inversor – que vai modificar a energia e a ligar a rede com a mesma qualidade que a da AES Sul – e uma mão de obra especializada, um projeto de um engenheiro responsável. Na minha casa, contratamos uma empresa especializada que montou o projeto, e a mão de obra foi nossa, mas com acompanhamento. A minha foi a primeira residência gaúcha a ter a geração de energia, então ela teve que ser muito bem feita e caprichada para que servisse de modelo para outras pessoas.

IHU On-Line – A concessionária deu suporte ao projeto?

Getulio H. de Oliveira – Sim, eu fiquei até surpreso. A partir do momento em que meu projeto apareceu na ANEEL, eles passaram a o acompanhar de perto. Eles fizeram várias visitas aqui em casa; um engenheiro da AES Sul sempre dava entrevistas aqui em casa, e incentivava as pessoas a fazerem o mesmo, pois assim haveria mais água nas represas para se poder usar durante a noite.

IHU On-Line – Você vê interesse do poder público em incentivar essa tecnologia?

Getulio H. de Oliveira – Não. Uma das maiores barreiras, certamente, é o interesse do poder público. Esses dias vi no jornal que uma casa popular gasta, em média, 100 kw por mês. Como cada placa solar gera em torno de 33 kw ao mês, com três já seria possível abastecer a casa toda durante o dia. E isso aumentando em apenas R$ 3 mil e poucos os gastos com da construção.

Além disso, aqui no Rio Grande do Sul o governo cobra ICMS da energia de energia para uso em casa. Se eu dou 1 kw para a AES Sul, ela me devolve 1 kw na conta de luz. No entanto, quando esse kw volta, eu preciso pagar 25% de ICMS pela energia que eu produzi para gastar no mesmo local. Em alguns estados, como o Tocantins, não existe essa cobrança, mas aqui temos esse problema.

IHU On-Line – Em 2015, a ONU está celebrando o “Ano internacional da Luz”, que promove a geração de energia própria. O que você pensa que falta para esta tecnologia fazer mais parte do dia a dia das pessoas?

Getulio H. de Oliveira – Falta divulgação pelas rádios e canais de TV. E no caso dos Estados, como o Rio Grande do Sul, eliminar um pouco o ICMS. Não ser mais 25%, mas talvez 15% para quem produzir energia a ser gasta no mesmo lugar em que foi gerada. Só com esta medida, muitos donos de supermercado se animariam mais a implantar. Eu sei porque eles sempre vem falar comigo sobre isso.

IHU On-Line – Você acredita que esse empreendimento traz benefícios econômicos, ou as vantagens são mais na ordem da preservação ambiental?

Getulio H. de Oliveira – A cada ano que passa, a energia elétrica fica mais cara. E não sabemos como será nos próximos dois ou três anos. Por isso eu ainda acho que é lucrativo. Ano passado, trabalhei o ano todo sem pegar dinheiro em. Hoje, com 30 placas em duas unidades, estou gerando em torno de 900 kw ao mês. A fatura da conta de luz vinha antes na ordem dos R$ 200 ou R$ 250. Atualmente vem perto de R$ 30 ou R$ 40, que representa o ICMS, a taxa da Concessionária e a taxa da Iluminação pública. No total, 356 kw já foram devolvidos a AES Sul, e a sobra da energia pretendo deixar com meus filhos e netos que moram no terreno. Eu fico satisfeito de poder ligar meu ar condicionado, minha televisão durante o dia, e saber que não estou pegando nada de ninguém. Apenas do sol.

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros