Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Lenços umedecidos, o atual veneno ambiental

Os lenços umedecidos fazem parte da rotina diária de higiene de um bebê, são usadas por adultos no banheiro e são considerados como indispensáveis nas bolsas de maquiagem das mulheres. Os lenços vieram para ficar… e para matar o ambiente.

O The Guardian publicou esta terça-feira um artigo em tom de alerta para o uso – e abuso – dos lenços umedecidos. Fazem parte do cotidiano de grande parte da população mas se assumem como o principal “vilão” da atualidade.

Diz um relatório da Universidade de Cardiff que os lenços – em tempos apenas usadas em bebês – podem até ser altamente capazes de matar bactérias, mas podem ser igualmente potentes em espalhá-las, principalmente quando usadas em hospitais e uma mesma unidade para uma superfície grande.

Mas não é este o único ‘pecado’ dos lenços. Diz a publicação que estes lenços umedecidos são ainda altamente poluidores. Jogar os lenços na privada repletos de resíduos da maquiagem ou gordura corporal está causando um efeito muito negativo na qualidade da água dos esgotos. E não só: os próprios lenços estão entupindo os esgotos, pois, embora na embalagem esteja o alerta para não o fazer, continuam a ser jogados na privada mesmo sabendo que não se desfazem como o papel.

Uma vez que não são biodegradáveis devido às fibras de plástico que os compõem, os lenços estão também a invadir as águas do mar e a prejudicar o habitat e a saúde das tartarugas. Segundo o The Guardian, a presença deste item de higiene está deixando os animais confusos.

Um recente estudo da Sociedade de Conservação da Marinha, no Reino Unido, concluiu que existem atualmente 35 lenços por cada quilômetro de praia.

E para que este novo adereço higiênico não seja mais um dos pecados capitais do ambiente, recomenda-se que o uso seja moderado – voltando-se, assim, ao tradicional sabonete e detergente de limpeza – e que os lenços não sejam jogados na privada depois de usados.

Fonte: MSN Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros