Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gelo do Ártico atinge quarta menor cobertura da história


A superfície gelada do oceano Ártico alcançou no dia 11 de setembro sua menor extensão para o ano de 2015, 4,41 milhões de quilômetros quadrados (km2), conforme um estudo do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC), dos Estados Unidos, divulgado recentemente.

Esta é a quarta menor extensão de gelo no Ártico desde que as observações por satélites começaram, o que reforça a tendência de queda de longo prazo num mundo em aquecimento.

A camada gelada diminuiu 1,8 milhão de km2 em comparação à média entre as mínimas contabilizadas entre 1981 e 2010, assinalou a entidade, que faz parte da Universidade do Colorado e conta com o respaldo da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).
ADVERTISEMENT

O declínio do gelo do mar tem acelerado desde 1996, e está associado ao clima mais quente na região, que é afetado tanto pelas mudanças climáticas quanto por variabilidades temporais de curto prazo.

Segundo o NSIDC, as 10 menores extensões registradas no Ártico ocorreram nos últimos 11 anos.

Por que isso é importante?

A extensão do gelo do mar do Ártico desempenha um papel crítico no sistema climático do Planeta. Fisicamente, sua superfície branca reflete até 80 por cento da luz solar recebida durante os longos dias de verão no hemisfério norte, exercendo uma influência de resfriamento sobre o clima.

Além disso, os ursos polares, morsas, baleias e outros animais dependem do gelo marinho para sobreviver.

Menos gelo também significa mais transporte pelo Ártico e exploração (principalmente de petróleo), com grandes implicações para a economia mundial e a segurança climática.

No começo do ano, a Sociedade Meteorológica Americana e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) publicou um vídeo que mostra 27 anos de degelo no Ártico em apenas um minuto. É surpreendente, veja abaixo:


Fonte: Revista Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros