Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Vereador quer banir os canudinhos de plástico dos estabelecimentos de Florianópolis

Proposta prevê multa de até R$ 8 mil e fechamento dos locais que descumprirem a regra


O vereador João Luiz da Silveira (PSC) protocolou, nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Florianópolis (SC), um projeto para banir os canudinhos de plástico dos bares, restaurantes, padarias, hotéis e similares da cidade. A proposta prevê multa de até R$ 8 mil e fechamento dos locais que descumprirem a lei. Caso ela seja aprovada, os proprietários estarão proibidos de oferecer o item para os clientes.

João Luiz da Bega, como é conhecido, justifica que as "matérias-primas dos canudos não são biodegradáveis e, consequentemente, podem levar até mil anos para se decompor". 

Segundo ele, esses materiais representam 4% de todo o lixo plástico a nível global e, além de poluírem os oceanos, boa parte termina na cadeia alimentar dos peixes.

O projeto tramitará nas comissões da Casa antes de ir à votação no plenário.

Na Assembleia, proposta para biodegradáveis

A proposta do deputado estadual catarinense João Amin (PP) é diferente. Tramita na Assembleia Legislativa (Alesc) um projeto de autoria dele para que os estabelecimentos de todo o Estado sejam obrigados a usar canudinhos com produtos biodegradáveis ou similares em substituição aos descartáveis de material plástico. Como alternativa, aponta o parlamentar, há a possibilidade de fabricação em papel, silicone, vidro ou metal, sendo todas estas opções menos impactantes.

Fonte: Gaúcha ZH

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros