Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em vez de carvão, coentro pode ser utilizado para purificar água em países em desenvolvimento

Há quem não abra mão do coentro para temperar a comida, mas, além de ter cheiro e gosto como marcas registradas, a folha foi apontada como uma nova solução de baixo custo para purificar a água potável. O coentro está sendo saudado por seu potencial como uma “biossorvente” que pode remover chumbo e outros metais pesados ​​tóxicos da água contaminada.

A planta pode ser cultivada tanto em casa quanto em hortas, o que facilita o trabalho de pessoas e empresas de países em desenvolvimento, que não têm tratamento de água adequado
Normalmente, a purificação da água depende de tecnologia avançada, que utiliza carvão ativado – uma abordagem que muitas vezes é muito cara para a maioria dos países em desenvolvimento, sobretudo em áreas rurais.

Para o pesquisador Douglas Schauer, suas investigações sobre biossorventes buscam alternativas de baixo custo e sustentáveis ​​que dependem de materiais naturais como micróbios e plantas. “Na hora de trocar os filtros de água de jarros, por exemplo, um punhado de coentro poderia ser recolhido para lavá-lo, em vez de mudá-lo”, explicou ao portal Inhabitat.

Ainda de acordo com o pesquisador, o mistério de todo esse poder está na arquitetura das paredes celulares exteriores da planta, que a tornam ideal para absorver metais tóxicos como chumbo. O estudo de Schauer, que foi realizado a partir de experimentos em pequena escala, no México, até arriscou a afirmar que o coentro foi mais eficaz na purificação de água do que os métodos convencionais.

Também conhecido como coentro e salsa chinesa, a planta pode ser cultivada tanto em casa quanto em hortas, o que facilita o trabalho de pessoas e empresas de países em desenvolvimento, que muitas vezes não têm tratamento de água adequado.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros