Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Seminário internacional discutirá população, pobreza e meio ambiente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) promovem, entre os dias 28 e 30 de maio, em Brasília, o seminário internacional Dinâmica Populacional, Pobreza e Meio Ambiente. O evento reunirá especialistas com o objetivo de discutir como as relações entre dinâmica populacional, a redução da pobreza e o meio ambiente estão se manifestando nas economias de mercado emergentes, e como estas economias podem promover formas de desenvolvimento mais sustentáveis. Os debates serão transmitidos em tempo real. A experiência e as melhores práticas de um grupo de países emergentes, os BICS (Brasil, Índia, China e África do Sul), que mais cresceram nos últimos anos, fornecerão o pano de fundo para esta discussão.


Os BICS enfrentam um grande desafio: como garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica e social, com a inclusão de populações vulneráveis e sem afetar o meio ambiente. O evento contará com cerca de 40 especialistas dos quatro países, que debaterão as interrelações entre dinâmica populacional, pobreza e desenvolvimento sustentável, com os seus desafios e oportunidades. A programação contempla em seu escopo a discussão de temas como consumo, planejamento urbano e rural.

A sessão de abertura contará com a presença do secretário executivo do MMA, Francisco Gaetani, e do Diego Palacios, representando o diretor executivo do UNFPA, Babatunde Osotimehin, além de representante do Itamaraty.

Ao final do encontro, a expectativa é que haja um sumário de recomendações para se chegar a uma agenda em comum que garanta o desenvolvimento sustentável das potências emergentes. O produto final será uma publicação de estudos, com boas práticas e sugestões de sustentabilidade de cada um dos países envolvidos. O documento poderá servir de subsídio para a reunião sobre os BRICS – o mesmo grupo de nações mais a Rússia – que acontecerá no Brasil no início de julho. 

Fonte: MMA

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros