Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Boto é encontrado morto no Rio Tubarão, em Laguna, Sul de SC

Pescadores do Rio Tubarão, em Laguna, Sul catarinense, encontraram um boto morto, na manhã deste sábado (24). A fêmea de aproximadamente dois metros de comprimento era bastante conhecida pelos trabalhadores do mar da região, pois pertencia à espécie que ajuda a encontrar e capturar o pescado na região. Ela era apelidada de “Zariguim” e tinha, no máximo, três anos de idade, conforme a Polícia Militar Ambiental (PMA).


O animal pertence à espécie Tursiops truncatus, popularmente conhecida como golfinho nariz-de-garrafa, que atua na pesca cooperativa dentro do Complexo Lagunar de Laguna. Segundo o cabo da PMA Robson Vieira, não há confirmação da causa da morte. Apesar disso, existe a suspeita de que a fêmea tenha sido vítima de um acidente com rede.

“Uma causa bem provável é que ele possa ter ficado emalhado em algum cabo de rede, pois apresentava algumas marcas na barbatana caudal”, explica o cabo da PMA que também é estudante de engenharia de pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina. Uma equipe de pesquisadores da instituição coletou o animal e irá fazer a autópsia para tentar identificar a causa da morte.

O cetáceo foi encontrado por volta das 9h deste sábado. Conforme a PMA, uma equipe de policiais fazia rondas na área quando viram um grupo de pescadores reunidos nas margens do rio. Eles acenaram para os agentes públicos e informaram ter encontrado o boto morto.

“Zariguim” foi retirada do rio pelos policiais ambientais e levada para a sede do batalhão. Por volta das 14h30 deste sábado, pesquisadores buscaram o animal para tentar identificar a causa da morte. Eles retiraram amostras de gordura para análise e, a partir da próxima semana, irão detalhar a investigação sobre a causa da morto do boto. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros