Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Canasvieiras e a defesa das praias, por Ana Echevenguá

O Portal ECODEBATE é um dos grandes parceiros do Instituto Eco&Ação quando se trata de defesa e preservação do meio ambiente. E, sempre divulgou meus textos gratuitamente.

Agora, com a crise socioambiental que assola nossas praias, estou relendo alguns textos que produzi sobre o tema e constato uma verdade dolorosa: não encontraram ainda a solução para o grave problema da falta de tratamento de esgoto. O Brasil, e talvez o mundo, ainda não despertou para a correlação de esgoto tratado e sadia qualidade de vida. Ainda ontem me perguntaram: - Ana, como estará a China, que possui maior número de habitantes? E a Índia? Não soube responder...


Canasvieiras e a defesa das praias, por Ana Echevenguá
Publicado em junho 8, 2012 por Redação

 “Por outro lado, não somos gado, levando a vidinha no pasto, alheio ao cutelo que o espera…” – Henrique Cortez, jornalista, do Portal Ecodebate.

[EcoDebate] Todo dia é dia do Meio Ambiente. E cuidar do meio ambiente não é somente proteger a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, o mico leão dourado ou as baleias do nosso querido Truda. É também cuidar do lixo nosso de cada dia, das ruas do nosso bairro, das mãozinhas limpas dos nossos filhos, …

Então, uma boa nova: a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) Regional Canasvieiras criou um grupo para tratar dos problemas relacionados à poluição da nossa praia. A Câmara de Balneabilidade, Água e Esgoto. Um espaço aberto a todos que estão preocupados com o futuro da Baía de Canasvieiras e que buscam uma solução socioambiental para a atual situação enfrentada.

Os empresários associados à entidade – em sua maior parte – sobrevivem do comércio na alta temporada de verão. O ingresso de turistas – buscando nossas praias – triplica a população local, gerando emprego e renda no município.

A necessidade da criação do grupo surgiu após a ciência dos dados fornecidos pelo órgão fiscalizador estatal – FATMA – sobre a contaminação das nossas águas. Se a Grande Mídia Marrom publicou, em fevereiro de 2012, que Canasvieiras – conforme notícia ao final – estava totalmente poluída, é porque a situação é preocupante.

Não dá mais pra esconder debaixo do tapete: o número de doenças de veiculação hídrica cresceu drasticamente. A reclamação generalizada dos turistas é ouvida em todos os cantos da Ilha da Magia. E a culpa não é da chuva, como querem que a gente acredite. A coisa vai piorar com os novos projetos que estão em andamento.

O espaço está aberto a todas as pessoas – físicas e jurídicas – interessadas na preservação do meio ambiente local, na defesa das nossas praias, na manutenção da indústria do turismo, …

Junte-se ao grupo. O SOS Canasvieiras já está lá. Precisamos salvar a Baía de Canasvieiras, o norte da Ilha da Magia, Florianópolis-SC, …

Queremos praia limpa! Para as presentes e futuras gerações.

Canasvieiras: totalmente poluída – 17 de fevereiro de 2012

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA divulgou hoje o Relatório de Balneabilidade Nº 10 da temporada de verão 2011-2012. O estudo traz a atualização dos municípios compreendidos entre Itapoá, Norte do Estado, até o município de Jaguaruna, ao Sul. Nesta semana, as fortes chuvas no Norte da Ilha, em Florianópolis, provocaram o rompimento da barra do Rio do Brás vertendo o conteúdo deste para o mar e provocando a contaminação de mais três pontos no Balneário de Canasvieiras. “Estamos agora com todos os pontos em condições impróprias para banho daquele balneário”, adverte o responsável técnico pelas análises do laboratório da FATMA, Marlon Daniel da Silva.

O relatório informa que 64 pontos estão impróprios no Estado dos 195 monitorados, e 29 pontos estão impróprios em Florianópolis dos 65 monitorados, o que mostra um grau de impropriedade da ordem de 32,82% no Estado e de 44,61% na Capital.

Além de Canasvieiras, os pontos amostrados na Cachoeira do Bom Jesus (P56), Jurerê (P54), Daniela (P16) e Cacupé (P09) também devido a positividade nas análises passaram à condição de impróprios ao banho.


Ana Echevenguá, integrante do SOS Canasvieiras – advogada ambientalista – OAB/SC 17.413
ana@ecoeacao.com.br Instituto Eco&Ação – www.ecoeacao.com.br
EcoDebate, 08/06/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros