Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Suécia cria estrada elétrica para veículos pesados

O plano do Governo é chegar a 2030 com uma frota totalmente livre de combustíveis fósseis.


A Suécia iniciou nesta semana os primeiros testes reais em uma estrada elétrica desenvolvida para o transporte de veículos pesados em vias públicas. Apelidada de E16, a estrutura faz parte do objetivo nacional de reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes do setor automotivo.

O trecho testado inicialmente tem dois quilômetros de extensão. A tecnologia não é exatamente nova. O modelo elétrico usado nesta primeira estrada é semelhante ao usado em ônibus trólebus, em que os veículos estão conectados à rede elétrica superior, através de cabos.

Quando conectado ao sistema, os condutores conseguem atingir velocidade de até 90 km/h. Inicialmente o sistema está instalado em faixas segregadas, exclusivas para ônibus e caminhões usados nos testes. Mas, a intensão é espalhar a tecnologia para todo o tráfego normal nos próximos anos.

A lógica por trás das estradas elétricas é a mesma usada em ferrovias, com os veículos conectados de alguma forma a uma fonte de eletricidade que o impulsiona.

A Suécia ainda está estudando outros dois tipos de técnicas disponíveis para a criação de estradas elétricas. Um deles seria recriar os trilhos de trem em vias por onde trafegam ônibus e caminhões ou usar uma técnica indutiva instalada sob o pavimento.

Este é apenas mais um segmento de pesquisas aplicadas na Suécia para reduzir o impacto ambiental do transporte. O plano do Governo é chegar a 2030 com uma frota totalmente livre de combustíveis fósseis.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros