Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Esgoto de SP será usado para produzir energia limpa

A estratégia não se trata apenas da geração de energia limpa, mas é, principalmente, uma resposta à PNRS.


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou recentemente o edital para a criação de um sistema que transformará o lodo acumulado durante o tratamento de esgoto em energia, através do biogás. O projeto inicial deve ser construído na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.

A estratégia não se trata apenas da geração de energia limpa, mas é, principalmente, uma resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inclui diretrizes sobre estruturas de saneamento básico. Segundo a Sabesp, apesar de o logo corresponder a uma média de 2% do volume total do esgoto tratado, a disposição final destes resíduos está cada vez mais distante dos grandes centros, o que praticamente obriga a empresa a repensar soluções para a destinação final e reciclagem do lodo de esgoto.

Após o tratamento de esgoto, o lodo é o resíduo mais valioso devido à sua grande quantidade e riqueza de matéria orgânica. Assim, o projeto pretende aproveitar este potencial para “minimizar custos e impactos ambientais”.

Em seu edital, a Sabesp apresenta um projeto para que, apenas da ETE Barueri, sejam administradas 500 toneladas de lodo por dia. O material deve ser convertido em lodo seco através de um processo que mantenha a temperatura adequada para manter os digestores da companhia em funcionamento, ao mesmo tempo em que aproveita o biogás excedente para a produção de energia elétrica.

O resíduo dessa operação, segundo a Sabesp, será de total responsabilidade da empresa que vencer o edital. Que pode vir a comercializar o material ou descartá-lo corretamente dentro dos padrões da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros