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segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Carro movido a pílula de combustível emite água em vez de gases de efeito estufa

As emissões de gases do efeito estufa provenientes dos automóveis são um dos maiores problemas ambientais do século 21, segundo especialistas. Motivos para tamanha preocupação não faltam: intensificação do aquecimento global, poluição atmosférica e, consequentemente, risco para à saúde humana estão entre eles.

Nesse sentido, as tecnologias limpas podem representar uma nova realidade em um futuro próximo. A fabricante japonesa de automóveis Toyota, por exemplo, apresentará um novo veículo movido a pilha de combustível no salão do automóvel de Tóquio, no final de novembro, de acordo com anúncio feito pela companhia na terça-feira (5).

A Toyota pretende comercializar este novo modelo a partir de 2015

O automóvel de quatro lugares tem autonomia de 500 km e pode ser recarregado com hidrogênio gaseificado em dois tanques de alta pressão em apenas três minutos, informou a Toyota durante entrevista coletiva. Esta técnica faz com que, ao rodar, o veículo não emita gás de efeito estufa, apenas água.

O princípio da pilha de combustível é o da eletrólise invertida. A eletricidade é gerada fazendo elétrons extirpados de átomos de hidrogênio passar em um circuito. Em seguida, os átomos são recombinados com o oxigênio do ar para produzir água.

No salão de Tóquio, que será realizado entre 20 de novembro e 1º de dezembro, a Toyota também apresentará um protótipo de táxi para o mercado japonês que leva em conta a problemática ambiental e do envelhecimento da população. Entre outros pontos, o veículo permite a entrada de uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê. O objetivo é comercializar este modelo antes dos Jogos Olímpicos de 2020.

O fabricante japonês apresentará, ainda, um carro futurista sem volante que poderá ser dirigido com o motorista em pé. O veículo apresenta uma disposição inovadora das rodas: uma à frente, outra atrás e uma de cada lado.

Brasileiros e eficientes

Enquanto a tecnologia da pilha de combustível ainda não é uma realidade difundida em todo o mundo, o Inmetro atualiza seu ranking de consumo de combustíveis com a entrada de novos modelos de veículos no Brasil. No início de outubro, o órgão incluiu na sua tabela informações também sobre a emissão de poluentes, formando um banco de dados ainda mais completo sobre a eficiência energética e o nível de poluição dos veículos que rodam aqui no país.

O levantamento a seguir reúne apenas os carros que combinam eficiência no consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Para chegar aos resultados de eficiência no consumo de energia, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, em parceria com a Petrobras no âmbito do Conpet, submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, de A a E – sendo A o mais eficiente e E o menos eficiente. Os veículos que recebem as melhores etiquetas dentro da sua categoria e/ou na comparação absoluta geral recebem o selo do Conpet e são considerados os mais econômicos em consumo de combustível. A participação das montadoras é voluntária.

Ford Fusion
Categoria: Grande
Versão: Hybrid 2.0 16V
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 76
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 16,8
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 16,9

Toyota Prius
Categoria: Médio
Versão: 1.8 16V
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 86
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 15,7
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 14,3

Lexus CT200h
Categoria: Médio
Versão: 1.8 16V
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 87
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 15,7
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 14,2

Fiat Mille
Categoria: Subcompacto
Versões: Mille Fire Economy 1.0 8V 2 e 4 portas.
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 95
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,9
Consumo de álcool na estrada (km/l): 10,7
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 12,7
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 15,6

Smart fortwo
Categoria: SubcompactoVersão: mdh 71cv 1.0 12V Coupé
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 96
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 13,2
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 14,4
Versões: Turbo 84cv 1.0 12V Coupé e Cabrio

Fiat Novo Uno
Categoria: Subcompacto
Versões: Economy Evo 1.4 8V 2 e 4 portas
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 97
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,7
Consumo de álcool na estrada (km/l): 10,4
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 12,5
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 15,2

Fiat Palio
Categoria: Subcompacto
Versões: Fire Economy 1.0 8V 2 e 4 portas
Comparação relativa na categoria: B
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 99
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,0
Consumo de álcool na estrada (km/l): 10,1
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 12,2
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 15,4

Renault Sandero
Categoria: Compacto
Versão: Authentique 1.0 16V sem ar e com direção mecânica
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 100
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,4
Consumo de álcool na estrada (km/l): 9,2

Renault Logan
Categoria: Médio
Versão: Authentique 1.0 16V sem ar e com direção mecânica
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: A
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 100
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,4
Consumo de álcool na estrada (km/l): 9,2

Volkswagen Novo Gol
Categoria: Compacto
Versões: 1.0 8V BlueMotion Technology 2 e 4 portas
Comparação relativa na categoria: A
Comparação absoluta geral: B
Emissão de CO2 fóssil com gasolina (g/km): 102
Consumo de álcool na cidade (km/l): 8,0
Consumo de álcool na estrada (km/l): 10,1
Consumo de gasolina na cidade (km/l): 11,8
Consumo de gasolina na estrada (km/l): 14,9

Fonte: Mercado Ético

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