Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ONU divulga correções em relatório climático recém-publicado

Climatologistas das Nações Unidas divulgaram seis correções no resumo para tomadores de decisão de um relatório-chave sobre o aquecimento global publicado em setembro. As correções basicamente fazem revisões sutis para baixo e para cima em estimativas de emissões históricas de gases de efeito estufa.


As previsões do provável aumento da temperatura neste século e outras previsões mais centrais não foram afetadas.

“Erros foram encontrados por autores do relatório depois de sua aprovação e aceitação” pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), informou a organização na segunda-feira (11).

“A versão que foi divulgada naquela data foi submetida a uma revisão e ao layout final”, acrescentou.

O IPCC destacou que está seguindo procedimentos para retificar os erros em “transparência total” antes de o relatório, Quinto Relatório de Avaliação, ser publicado formalmente.

O painel sofreu constrangimentos depois que céticos do clima encontraram vários erros no Quarto Relatório de Avaliação, publicado em 2007, que desencadeou uma ação política na tentativa de controlar as emissões de carbono.

O novo relatório, divulgado em 27 de setembro em Estocolmo, é dedicado à ciência física das mudanças climáticas. É o primeiro de três volumes do Quinto Relatório de Avaliação, que será publicado ao longo do ano que vem.

Nele, o IPCC informou ter mais certeza do que nunca de que os humanos causaram o aquecimento global e previu que as temperaturas aumentariam entre 0,3 e 4,8 graus Celsius neste século.

O documento antecipou um aumento no nível do mar entre 26 e 82 centímetros até 2100, e alertou para um risco maior da ocorrência de ondas de calor, inundações e secas.

O resumo para tomadores de decisão, publicado em Estocolmo, foi acertado ao final de uma semana intensa na qual o IPCC precisou discutir centenas de emendas propostas ao texto. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros