Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil assume comando do Comitê Internacional do Algodão

Mais um brasileiro assume o comando de um órgão internacional. O carioca José Sette inicia, em setembro, em Washington, o mandato de três anos como diretor-executivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC, na sigla em inglês). A entidade funciona como um fórum para o intercâmbio entre governos, além de atuar como uma fonte de transparência no mercado, com estudos econômicos e estatísticas. Discutir a sustentabilidade da cotonicultura também faz parte da pauta.
Sette é administrador graduado em Yale, com mestrado em Washington, e troca o trade do café, onde atua desde 1979, pelo desafio de ocupar o posto mais alto no órgão de aconselhamento e análise do mercado mundial do algodão.

Enquanto não assume o cargo, Sette se aprofunda nas especificidades do mercado. O Brasil é um dos membros fundadores do ICAC e participa da entidade desde 1939. Na última década, o país saiu da condição de importador e passou a atender o mercado interno com excedentes para ocupar o quinto lugar na lista de maiores exportadores. Mas não se trata de uma posição segura. A área plantada oscila conforme o preço da commodity no mercado internacional e os números da produção flutuam.

No entanto, o próprio Sette não tem ilusões quanto a uma possível relação da presença brasileira no ICAC e o sucesso do mercado nacional do algodão. Seus planos são mais voltados ao fortalecimento da cadeia como um todo.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros