Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

ONU elogia acordo entre EUA e China para reduzir gases de efeito estufa

O Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Meio Ambiente, Pnuma, elogiou neste domingo (9) um acordo feito pelos Estados Unidos e pela China para reduzir a produção de um grupo de químicos sintéticos e, assim, combater a mudança climática.
Em um encontro na Califórnia no último sábado (8), os presidentes Barack Obama e Xi Jinping anunciaram que irão reduzir a produção de gases HCFs (hidrofluorcarbonetos), que são usados em refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado e espumas.

Em nota, o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que o acordo significa um “novo capítulo na história da cooperação internacional sobre mudança climática”.

Os gases HFC causam danos à camada de ozônio, que filtra os altos níveis de raios ultravioleta. Segundo o Pnuma, os HFCs são potentes causadores do efeito estufa e podem, até 2050, emitir entre 3,5 e 8,8 gigatoneladas de dióxido de carbono (CO2). Por isso, a importância da indústria diminuir o seu uso.

Os presidentes da China e dos Estados Unidos afirmaram que irão trabalhar em conjunto para uma redução internacional do consumo e produção de HFCs. Os dois governos destacam que se nenhuma ação for tomada, até 2050, as emissões de HFC podem aumentar em 20% as emissões de dióxido de carbono.

Segundo Achim Steiner, a decisão “entre duas economias chave é muito bem-vinda”, já que permitir o crescimento do mercado desses gases só iria agravar o desafio de combater a mudança climática.

O Pnuma, em parceria com mais de 60 países, também está trabalhando pela redução de poluentes do clima, como os HFCs, por meio de uma iniciativa chamada Coalisão do Clima e do Ar Limpo.

Fonte: Rádio ONU

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros