Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Estiagem baixa nível do rio Tietê e revela lixo acumulado em Salto/SP

A maior seca do rio Tietê nos últimos 70 anos revelou na região de Salto (SP) um cenário que é o retrato da falta de cuidado com o meio ambiente. Todo o tipo de material que vem pelo rio pode ser encontrado: é possivel ver garrafas pet, embalagens e resíduos de todo o tipo. Toda a sujeira ficou mais visível depois da maior estiagem das últimas décadas. Tudo está acumulado há muito tempo, mas ninguém sabe ao certo desde quando.


Em relação ao período da cheia, o nível do Tietê baixou 8 metros. A sujeira vem da capital e outras cidades do Alto Tietê. Segundo o secretário do Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, o serviço de limpeza é difícil por causa do local. “A gente tem que ter uma equipe especializada. Vamos ter que entrar com rapel em algumas áreas, é um serviço que não é fácil, por isso temos que nos preparar e não colocar nenhum funcionário em risco.”

O próprio secretário comenta que já viu muito material diferente boiando no rio. Uma ilha no local, com mata preservada, está cheia de sujeira que ficou encalhada. “Já vimos de tudo. Capacete, bola, outro dia passou um manequim e chamou a atenção. O pessoal pensou que era alguém”, diz.

O bombeiro civil Washington dos Santos lamenta a situação em que se encontra o rio na cidade. “É triste demais. E pensar que isso era limpo, o pessoal pescava aqui. Agora é muito triste ver assim”.

Para o saltense Leonel Buzzo, o que fizeram com o rio é uma falta de respeito. “É uma vergonha. Tem caçamba para retirar o lixo e o povo continua jogando [lixo no rio]“, argumenta.

Para fazer a limpeza vai ser preciso muito investimento, além da ajuda da população para não fazer do Tietê um depósito de lixo. Já os moradores esperam que esta operação seja feita em breve para que voltem a ter orgulho do ponto turístico. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros