Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Projetos de impacto social são premiados

A cidade de São Paulo vai receber, entre 15 e 17 de junho, a sétima edição do World Summit Youth Award (WSYA).

O evento promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) celebra 10 anos em 2015 e premia projetos digitais de impacto social e que buscam soluções para problemas globais, como pobreza, fome e doença; educação; empoderamento das mulheres; valorização da cultura local; meio ambiente e sustentabilidade e busca da verdade. Os temas estão relacionados às Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento conta com a parceira do ProjectHub, uma rede para empreendedores de economia criativa. Lucas Foster, fundador da instituição, diz que o “objetivo é fomentar o ecossistema da criatividade, ligando jovens empreendedores criativos a investidores”. O WSYA tem ainda o apoio de organizações internacionais, agências governamentais, setor privado, investidores, organizações não governamentais, associações de jovens, formadores de opiniões e academias.

O objetivo do prêmio é atrair tanto os jovens que tenham sugestões para mudar esse cenário mundial quanto aqueles que se interessam pelo tema e buscam saber mais sobre o assunto. A ideia é que, a partir de propostas voltadas ao empreendedorismo social e digital, eles consigam elaborar projetos ligados à área de tecnologia da informação e à comunicação, que contribuam para a formação de uma sociedade de conhecimento e sua promoção. “Em uma sociedade assim, jovens têm acesso à informação e com criatividade e atitude empreendedora descobrem soluções para criar um serviço transformador”, diz Foster.

Como foi em 2014

Em 2014, a lista de premiados em educação incluiu o Sterio.me, um serviço de mensagens de voz acionado por SMS para ajudar na alfabetização em países africanos. Criado no Reino Unido, ele permite que professores mandem para seus alunos, mesmo sem internet, um arquivo de áudio de até três minutos com a lição de casa. O projeto indiano ClassCloud, outro vencedor, é um aparelho WiFi que ajuda professores a diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos em matemática e inglês. Por fim, o jogo interativo espanhol SmileUrbo encoraja o usuário a trabalhar colaborativamente para resolver conflitos e melhorar a vida de moradores de uma pequena cidade em crise.

Como é a premiação

Cada uma das categorias citadas terá três finalistas. Todos os trabalhos participantes foram executados por jovens de até 30 anos de idade, nascidos em países membros da ONU e da Unesco (braço da ONU para educação e cultura).

A programação acontece ao longo de três dias. No dia 15 de junho, acontecerá, no auditório do MASP, a abertura do WSYA (as inscrição podem ser feitas por esse link até o dia 15 de junho). Nos dias 16 e 17, os jovens poderão assistir a palestras com profissionais da área na Red Bull Station. A programação das palestras já está disponível nesse link e as inscrições podem ser feitas pelo email wsya@icnm.net. Também no dia 17, durante um evento no Parlamento Latino americano do Memorial da América Latina, serão anunciados os vencedores da edição 2015. Vale ressaltar que qualquer um pode fazer a inscrição para assistir as palestras, mas há limitação de vagas (cerca de 300 lugares no primeiro dia e 80 nos dias 16 e 17).

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros