Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Paris começa a multar quem jogar cigarro no chão

Cigarro no chão: prefeitura indicou que este tipo de resíduo têm "grandes consequências ao meio ambiente, porque uma bituca leva entre 4 e 12 anos para desaparecer"


Paris agora multa, com 68 euros (cerca de R$ 310), quem jogar guimba de cigarro no chão, medida que busca reduzir a poluição visual e ambiental geradas por esses resíduos.

"Jogar um cigarro arruína a paisagem urbana e os princípios de vida em sociedade", indicou a prefeitura da capital francesa, que já tinha anunciado esta medida há meses.

No entanto, até agora a sanção era meramente verbal, para dar tempo aos cidadãos de conhecê-la antes de, como acontece a partir de hoje, serem sancionados.

A prefeitura indicou que este tipo de resíduo têm "grandes consequências ao meio ambiente, porque uma bituca leva entre 4 e 12 anos para desaparecer".

Eles também desprendem "metais pesados e poluentes como nicotina, cádmio e chumbo", muito prejudiciais para a flora e a fauna, acrescentou.

As guimbas jogadas na rua com frequência chegam ao sistema de águas e esgoto e contaminam a água, assinalou a prefeitura, que lembrou que as depositadas nos pé das árvores "reduzem significativamente a vida delas".

Segundo os dados da prefeitura, a cada ano são recolhidas nas ruas da cidade 350 toneladas de guimbas, o que corresponde a 350 milhões de cigarros.

Para lutar contra essa poluição, a prefeita, a socialista Anne Hidalgo, decidiu em março introduzir esta multa específica, quase o dobro dos 35 euros com que se pune quem joga lixo em via pública.

Mas decidiu dar até outubro para impor as multas, tempo para informar os cidadãos e instalar 30 mil novos cinzeiros nas ruas.

Diante da má repercussão que a medida pode ter entre os fumantes, a prefeitura de Paris lembrou que na cidade canadense de Montreal a multa passa dos 100 euros.

Fonte: Revista Exame

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros