Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prédio de madeira ganha prêmio de melhor construção residencial do mundo

O prédio holandês possui seis andares e pouco mais de 30 metros de altura.


Apelidado de Patch22, o prédio de madeira mais alto da Holanda ganhou recentemente um importante prêmio internacional. Ele foi eleito o melhor edifício de 2016 no “World Architecture News Residential award”, que avalia projetos residenciais de diversas partes do mundo.

O prédio holandês possui seis andares e pouco mais de 30 metros de altura. Todo o seu desenho foi pensado para que ele fosse flexível para uso residencial e também comercial e o mais sustentável possível. Por causa dessas premissas, os arquitetos criaram apartamentos abertos, quase sem paredes, e com o pé direito de quatro metros de altura.

A madeira foi o principal material usado na construção, mas não o único. Para melhorar a usabilidade do edifício, os arquitetos optaram por usar uma estrutura de aço e concreto nos pisos. Tirando isso, a base foi realmente a madeira.

O prédio ainda tem outros cuidados que o tornam sustentável, como um sistema de captação da água da chuva, uso de placas fotovoltaicas e aquecedores solar, além de um sistema de aquecimento movido a biomassa, que usa como fonte pallets que seriam descartados.

A própria escolha do local para a aplicação do projeto tem um toque de sustentabilidade. A região em que está instalado o edifício é conhecida por ser um bairro industrial de Amsterdã. No entanto, com o passar do tempo, muitos galpões e terrenos foram abandonados. Construir um prédio com tantos diferenciais e possibilidades diversas de uso é uma forma de aproveitar áreas ociosas e colaborar para uma reestruturação do bairro, tornado-o mais agradável e atrativo.

Fonte: Ciclo Vivo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros