Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Plataforma de gelo Larsen C na Antártida está a ponto de se desprender

A Agência Espacial Europeia (ESA) alertou nesta quarta-feira que a rachadura que há anos surgiu na plataforma de gelo Larsen C, na Antártida, está aumentando “mais rápido do que nunca” e está prestes a se separar da terra firme.


Se uma barreira de gelo como esta se solta, o fluxo das geleiras localizadas depois dela pode ser acelerado, o que produziria o aumento do nível do mar, alertam os especialistas da ESA. A fissura passou de 60 quilômetros, que tinha em janeiro do ano passado, para 175 quilômetros de extensão.

“Quando o iceberg se separar definitivamente da plataforma de gelo, será um dos maiores já registrados, embora seja difícil prever quando isso acontecerá”, indicou a agência em comunicado, no qual informou que a plataforma, de 350 metros de espessura, está unida “apenas por um fio à península”.

A ESA apontou que as barreiras contíguas, Larsen A e Larsen B estão passando por um processo semelhante, com fragmentações enormes em 1995 e 2002, respectivamente.

Esses “diques” estão conectados a geleiras e correntes de gelo em terra firme, por isso desempenham importante papel de muro de contenção do gelo que se desloca para o mar e conseguem freá-lo eficazmente.

A organização vigia a situação mediante os dois satélites Sentinel-1 de Copernicus, que são capazes de gerar imagens contínuas, apesar de que a Antártida permanecer imersa na escuridão durante vários meses ao ano. 

Fonte: Terra

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros