Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Conheça o maior cemitério do mundo

Com o tamanho de 55 Maracanãs, o Vale da Paz, no Iraque, está ficando cada vez mais apertado - por culpa do Estado Islâmico.


O maior cemitério do mundo fica na cidade de Najaf, no Iraque, ao sul de Bagdá. Seu nome, Wadi-us-Salaam, significa Vale da Paz. Xiitas do mundo inteiro competem para serem enterrados no local, que tem aproximadamente 10 km2 de área (cerca de 55 Estádios do Maracanã). O número de túmulos fica na grandeza dos 5 milhões, mas centenas de novos enterros são feitos todos os dias.

Para os xiitas, a cidade de Najaf é a terceira mais importante entre as terras santas, perdendo só para Meca e Medina. No Vale da Paz, foram enterrados diversos profetas importantes para a doutrina xiita, braço do islamismo que é rival aos sunitas - que são maioria no Estado Islâmico.

Para o ISIS, os xiitas são infiéis e merecem ser punidos com a morte. E por causa da guerra com o Estado Islâmico no Iraque, o Vale da Paz está ficando cada vez mais inchado. Segundo informações da Agência Reuters, antes eram enterradas de 80 a 120 pessoas por dia no Vale da Paz. Desde que o ISIS tomou conta de um terço do Iraque, o ritmo subiu para 150 a 200 enterros.

Com o aumento das mortes e a escassez de terreno, mesmo o maior cemitério do mundo não dá conta da demanda. Aí, os enterros foram inflacionados. Um trecho de 25 metros quadrados para enterrar a família hoje custa 5 milhões de dinares iraquianos, ou R$ 13.500.

O cemitério foi crescendo ao redor do mausoléu que abriga os restos mortais de Ali ibn Abi Talibe, primo e genro do Profeta Maomé. 

Grande parte dos mortos que vão parar no Vale da Paz fez parte das Forças de Mobilização Popular, uma milícia de maioria xiita apoiada pelo governo iraquiano. Muitos deles passam pelo cemitério para pedir proteção antes de sair para as missões - e, por via das dúvidas, já pedem que, em troca do sacrifício, sejam enterrados ali quando sua hora chegar.

Fonte: Super Interessante

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros