Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Visitas culturais aos cemitérios do Porto

Visitar os cemitérios do Porto com os “óculos” da cultura é a proposta do XII Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. A iniciativa municipal, em colaboração com entidade gestora do Cemitério Britânico, arranca no próximo sábado, 6 de maio, com uma visita ao Cemitério de Agramonte, subordinada ao tema “Música no Feminino”.


A historiadora de música Ana Maria Liberal, acompanhada pelo violoncelista António Oliveira, a soprano Sara Carneiro e a harpista Eleonor Picas, irá fazer uma incursão sobre a vida e obra de Guilhermina Suggia, Maria Clementina Pires de Lima, Helena Sá e Costa, Leonilda Moreira de Sá, Berta Alves de Sousa e Alexandrina Castagnoli.

Na edição deste ano, a assinalar duas novidades: os Raids Fotográfico Noturnos e as visitas aos escritores e poetas inumados nos cemitérios municipais do Porto, entre os quais Eugénio de Andrade, Carolina Michaëllis de Vasconcelos, Joaquim de Vasconcelos, Maximiano Claudino Ricca, Manuel Antonio Pina.

Para assinalar os 150 anos do nascimento de um dos maiores poetas portugueses, António Nobre (1867-1900), será também visitado o jazigo-capela no Cemitério do Prado do Repouso, onde foi primeiramente inumado, sendo mais tarde trasladado para o Cemitério de Leça da Palmeira.

Os cemitérios municipais do Porto integram, desde 2005, a Association of Significant Cemiteries in Europe e são membros fundadores da Rota Europeia dos Cemitérios, desde 2010. Estes percursos permitem descobrir um importante repositório de peças de arquitetura e escultura oitocentista, que constituem um manancial de história socioeconómica e cultural.

+Info: A participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição para parquesurbanos@cm-porto.pt ou 22 532 00 80.



Fonte: www.porto.pt/

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros