Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Prefeitura realiza corte de árvores no Cemitério Cristo Rei

Atendendo a uma norma do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Prefeitura de Apucarana iniciou o corte de todas as árvores de grande e médio porte do Cemitério Cristo Rei, na manhã desta quarta-feira (28), em Apucarana.
O diretor superintendente da Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa), Marcos Bueno, informou que a erradicação ocorre mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente. A prefeitura informou que está providenciando o plantio de espécies adequadas ao espaço.

“A secretaria fez um laudo e deu parecer favorável para cortar. O que acontece é que as árvores nunca deveriam ter sido plantadas no cemitério. Existe uma norma do IAP que não permite árvores de grande porte em cemitérios, perto dos túmulos. E temos outro problema. Uma resolução da secretaria, e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre município e Ministério Público, interdita os terrenos que estão perto das árvores para sepultamento, por isso estamos erradicando as árvores, porque elas não podem estar dentro do cemitério em proximidade dos túmulos”, explica Bueno.

A reportagem esteve no local e conversou com vizinhos. Alguns se colocaram contra o corte das árvores de médio porte, no entanto, o superintendente ressalta que as espécies não são adequadas para o local.

“Muitas árvores são antigas e muitas estão podres e com risco de queda”, destaca

Recentemente, uma árvore de grande porte caiu sobre o muro do Colégio Municipal Matheus Leme - que fica ao lado do Cemitério Cristo Rei - e danificou o teto e duas salas de aula.   

De acordo com Bueno, também foi autorizado o corte de árvores do Cemitério da Saudade que também vai receber novas espécies.

“É logico que olhando o cemitério sem árvores não é agradável. Não fica bonito, fica um aspecto desértico, no entanto, temos que cumprir a lei”, assinala.

Fonte: TN Online

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros