Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto de conscientização ambiental nos intervalos da programação da RICTV Record em Joinville

Inserções com desenho animado levarão informações sobre ecologia e cidadania de forma divertida e atraente

A partir desta quarta (2), os intervalos da programação da RICTV Record em Joinville e da Record News em Santa Catarina estará recheada de informações que vão incentivar a conscientização ambiental de maneira divertida e atrativa. O protagonista nas telas será o personagem Caranga, da turma do Menino Caranguejo, idealizado pelo ilustrador Chico Lam. Até o final do ano, serão exibidas doze animações inéditas, em projeto feito pela equipe do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental.

A cada semana, uma animação é levada ao ar. Os temas abordados incluem educação para o trânsito, prevenção da dengue, incentivo à reciclagem de materiais, uso consciente da água, combate à poluição nos manguezais, prática de esporte e a importância do período de defeso, entre outros. Hoje, começa a ser exibido o episódio de apresentação, no intervalo do jornal do Meio Dia. Em dezembro, com a chegada do verão, o projeto encerra com dicas para manter as praias limpas.

De acordo com Chico Lam, diretor geral do Instituto Caranguejo, o objetivo do projeto é promover a educação ambiental através da linguagem lúdica das animações. “As nossas mensagens falam das temáticas de forma diferenciada, voltadas à preservação do meio ambiente. E o Caranga vai ser o porta-voz”, comentou. Para Fabiano Debortoli, que integra a equipe de produção, os vídeos vão atrair especialmente os pequenos. “Vai chamar muita a atenção das crianças porque o Caranga é um personagem mais lúdico”.

O projeto é resultado de mais de um ano de desenvolvimento e será o primeiro trabalho do grupo a ser veiculado na televisão aberta. Viabilizado em parceria com a RICTV Record em Joinville e com patrocínio da Tupy, as animações vão atingir não apenas o público da região, mas também do Estado, através da programação da Record News Santa Catarina. “Estávamos em busca de um projeto para associar a marca da TV à ecologia, conscientização e preservação ambiental”, explicou Cristian Vieceli, gerente comercial da RICTV Record de Joinville.


Figura de respeito

Criado em 1998 por Chico Lam como um dos primeiros companheiros do personagem Menino Caranguejo, o Caranga passou a ganhar mais evidência a partir de um projeto de extensão comunitária dos alunos do curso de Design de Animação da Univille, que levou os personagens para ações educativas em escolas, com palestras, exposições e oficinas. As histórias em quadrinhos, lançadas em 2007, fortaleceram ainda mais os projetos do instituto voltados à conscientização ambiental.

Representando a figura típica do caranguejo que vive nos manguezais joinvilenses, o Caranga é o personagem que vai explicar para o telespectador neste novo projeto as principais orientações sobre preservação e cidadania. “Vamos abordar diversos temas, mas o objetivo final passa sempre pela conscientização ambiental”, destaca Viviane Cris Mendes, diretora administrativa do instituto.

Enquanto o Caranga estreia na TV, o projeto também começa a circular em festivais de animação em outros estados. Passagens por Rio de Janeiro, Minas Gerais e até no Amazonas estão programadas. Além de destacar a produção artística audiovisual da cidade, a mensagem levada na bagagem é a mesma que vai aparecer sempre no fim dos vídeos: respeite o meio ambiente. 

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros