Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prefeitura realiza campanha contra criadouros do mosquito da dengue no Finados

No próximo feriado de Finados, no dia 02 de novembro, a Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Saúde (Semsa), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Secretaria Regional da Ilha dos Valadares (Serval), em parceria com a 1ª Regional de Saúde, realiza uma campanha de conscientização dos cidadãos em todos os cemitérios municipais, para que os munícipes não utilizem nestes espaços públicos qualquer tipo de objeto que possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus e chikungunya. A campanha visa combater a possível proliferação do mosquito, uma determinação do prefeito Edison Kersten.


"Esta campanha vem a somar com todos os esforços que realizamos em todo o município, com centenas de agentes de endemias que trabalham na conscientização e acompanhamento de saúde, bem como com funcionários que atuam na limpeza e eliminação de criadouros em vias e logradouros públicos. É essencial a prevenção para que o combate à dengue seja efetivo, eliminando criadouros do Aedes Aegypti. Os cemitérios são potenciais pontos de concentração de criadouros, com inúmeros objetos que podem acumular água e se tornar o ambiente ideal para o mosquito. Pensando nisso, realizamos este mutirão de conscientização em pleno dia dos finados, bem como faremos uma limpeza efetiva em todos os cemitérios no dia posterior", afirma o prefeito Edison Kersten.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Albini, inúmeras faixas educativas serão colocadas nos cemitérios municipais Nossa Senhora do Carmo, São Benedito, da Ilha dos Valadares, do Rio das Pedras e da Alexandra. "Funcionários estarão atuando na conscientização de que os munícipes não deixem embalagens que possam acumular água, bem como flores artificiais, que apresentam amplo potencial de serem criadouros do Aedes Aegypti. Em frente às faixas e na parte interna dos cemitérios haverão inúmeras lixeiras para materiais recicláveis, garantindo a utilização correta do espaço, com responsabilidade no combate à dengue", completa a secretária.

"Outra questão importante que pedimos aos cidadãos é que eles retirem as embalagens e não levem flores artificiais, visto que tudo isso pode acumular água e se tornar um criadouro do Aedes Aegypti", completa Adriana Albini. A secretária fez questão de agradecer o esforço conjunto do município, focando a ação coletiva junto ao secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Silvio Bezerra Geraldo, e o secretário regional da Ilha dos Valadares, Maurício do Rosário Assunção, que determinaram a participação do efetivo da Semapa e Serval na limpeza posterior ao dia dos finados nos cemitérios da Alexandra, Ilha dos Valadares e Rio das Pedras, algo que também ocorrerá nos cemitérios São Benedito e Nossa Senhora do Carmo com equipes da Semma.

Fonte: Bem Paraná

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros