Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

ONU apresenta ações específicas para frear aquecimento global

A ONU apresentou nesta terça-feira (8) um relatório encomendado a analistas internacionais que detalha ações específicas que devem ser aplicadas pelos países para manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados.


O documento é uma tentativa de estabelecer objetivos claros para as negociações sobre a mudança climática do próximo ano e procura facilitar as vias para que a comunidade internacional cumpra os objetivos já fixados.

“O mundo se comprometeu a limitar o aquecimento abaixo dos 2 graus, mas não se comprometeu com as formas práticas para cumprir esse objetivo”, explicou o pesquisador da Universidade de Colúmbia e um dos responsáveis pelo relatório, Jeffrey Sachs.

Segundo os autores do texto, alcançar esta meta exige uma “enorme transformação”, mas é possível se os países se comprometerem.

A estratégia que propõem se baseia em três pilares: uma maior eficiência energética em todos os setores, o impulso de fontes renováveis e da energia nuclear para a produção de eletricidade e a substituição dos combustíveis fósseis em transporte, calefação e indústria.

Os cientistas consideram que uma mudança das temperaturas globais acima dos 2 graus poderiam provocar problemas graves e irreversíveis na Terra.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assistiu a apresentação do relatório e pediu que os governos adotem medidas contundentes.

Ban lembrou que os países podem usar diferentes combinações para alcançar estes objetivos, mas ressaltou que “todos devem embarcar na mesma viagem” para combater a mudança climática. 

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros