Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Acesf prossegue com melhorias nos cemitérios e capelas de Londrina

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) prossegue com a execução de serviços de melhoria em diversos cemitérios e capelas da cidade e distritos. O Cemitério Jardim da Saudade, localizado na região norte, está na lista dos contemplados. A revitalização do local inclui desde a plantação de árvores até a reconstrução do muro. 


O superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), ressaltou que o objetivo é proporcionar um atendimento mais qualificado à população, que terá mais conforto para frequentar os locais. "São demandas antigas da população, que foram colocadas como prioritárias pela atual administração. Em 90 dias que estou à frente da Acesf, conseguimos fazer a pintura de quase 80% dos cemitérios e capelas da cidade e dos distritos, por meio da realização de mutirões", salientou. 

Segundo Tio Douglas, a última novidade executada no Jardim da Saudade foi a instalação de um pergolado de madeira de lei restaurada, para trazer maior conforto aos usuários. O pergolado já recebeu verniz e plantas do tipo Manacá da Serra. "Serão instalados dois bancos no local, para melhor acomodar a população", anunciou.


Tio Douglas informou ainda que a reforma do muro, iniciada em 9 de março, deverá ser concluída até o dia 9 de maio. Parte do muro que contorna o cemitério estava com sérios problemas na estrutura, devido à ausência de galeria pluvial, já construída pela Acesf. O trecho, de aproximadamente 50 metros, fica localizado na área sul do cemitério. 

Com relação à arborização, foram plantadas 32 árvores na parte interna do cemitério. "Assim que concluirmos a construção do muro, pretendemos plantar outras mudas no entorno do cemitério, que hoje conta com poucas árvores", pontuou. 

No Jardim da Saudade também foram instalados quatro bancos na praça central e construídas docas, necessárias para a colocação de caçambas que receberão os resíduos das reformas. "Já estamos com quatro caçambas e outras seis estão em processo de licitação", afirmou. 

Também foram feitos reparos na iluminação das capelas mortuárias, pintura do muro e limpeza do local, em parceria com o Patronato Penitenciário de Londrina. Com parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram plantadas 200 orquídeas com mão de obra do Tiro de Guerra. 

O cemitério também deverá receber a instalação de portões nas laterais, com pontos de apoio para descarte de resíduos de caixões. "Pretendemos instalar o primeiro portão até o dia 15 de maio", informou Tio Douglas. "Além disso, pretendemos instalar piso tátil nos corredores entre os jazigos, de forma contínua, a partir do segundo semestre. Também estamos fazendo a reestruturação dos espaços vagos, em discussão com o IPPUL, para ampliação dos cemitérios já existentes, com o objetivo de criar novos jazigos", completou. 

Outros cemitérios – No Cemitério São Paulo, a Acesf executou a pintura do muro e do cruzeiro. O próximo passo será a instalação de um bebedouro, que ficará disponível para a população. 

Já o Cemitério João XXIII recebeu serviço de limpeza e manutenção do gramado e pintura do meio-fio. Segundo o superintendente, até julho a Acesf pretende fazer a calçada no entorno do cemitério. 

No cemitério Padre Anchieta foi executada a pintura do muro e do cruzeiro, além de reparos na iluminação da capela. "Pretendemos ainda fazer uma ampliação no Cemitério Padre Anchieta, construindo mais 900 jazigos para dispor à população", informou Tio Douglas. 

Distritos – Outra unidade que está recebendo melhorias é a do distrito de Lerrovile. A capela, que estava fechada desde o ano passado, já está disponível para utilização da população. A Acesf está ainda fazendo a ampliação da capela mortuária do cemitério, além de ter feito a pintura do muro e ampliação da arborização do local, que não contava com nenhuma árvore. "Plantamos 24 árvores e pretendemos plantar outras 60 no cemitério todo", contou Tio Douglas. 

Na Warta foi realizada a pintura e limpeza do cemitério, além de reparos na capela mortuária. Em Paiquerê foi feita a pintura da Capela Mortuária e a Acesf pretende iniciar, ainda este ano, o projeto arquitetônico para a construção de uma capela no distrito. "Este é um pedido do prefeito Marcelo Belinati, atendendo a uma solicitação da população do local", frisou. 

Aumento de jazigos - Segundo Tio Douglas, outra meta da atual administração é aumentar o número de jazigos em Londrina. "Nós montamos uma Comissão para fazer um levantamento dos espaços ociosos dos cemitérios, para que possamos executar esta ampliação", informou. 

A partir da próxima semana, a Comissão pretende iniciar as visitas aos cemitérios de Londrina para fazer o levantamento. Segundo Tio Douglas, a Acesf começou o processo para fazer a revogação de 279 gavetas conjugadas do Cemitério Jardim da Saudade, a fim de oferecê-las a novos concessionários.

Fonte: Jornal O Bonde

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros