Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Como se comportar em um funeral

Funerais são ocasiões onde a tristeza e as emoções estarão muito exaltadas.


Um ritual de velório pode acontecer em vários locais, como: casas de velórios, cemitérios, residencias, igrejas agremiações esportivas (para o caso de grande volume de pessoas), Câmaras Municipais (normalmente em caso de políticos)

O tempo normal de um velório é de no máximo 24 horas, exceto os casos em que o corpo esta preparado para velórios com tempos maiores.

Existem algumas regras de etiqueta que devem ser observadas nessa situação, como chegar cedo, usar roupas discretas e oferecer suas condolências à família, se o ritual for religioso especificamente, você deve se informar sobre como se portar para evitar maiores constrangimentos.

Algumas Atitudes

Use roupas discretas. Mesmo que usar roupas pretas não seja tão obrigatório nos costumes brasileiros, é de bom censo não usar roupas com cores muito vibrantes e cortes ou decotes ousados. Para não errar, opte por cores como cinza, azul-escuro e verde-escuro em modelos sóbrios

Chegue cedo. Esforce-se para chegar com 10 minutos de antecedência, para ter tempo de cumprimentar os familiares e assinar o livro de visitas; quando assiná-lo, escreva seu nome completo e, se quiser, o nível de relacionamento que tinha com o falecido (como amigo, colega de trabalho, etc.

Não fique perto demais do caixão. As cadeiras mais próximas dele são reservadas para os parentes e amigos mais próximos. Se você não faz parte do círculo imediato de convivência dele, prefira os assentos mais distantes.

Comportamento

Desligue o celular. Você pode deixá-lo mudo ou desligá-lo de vez; o importante é lembrar de deixá-lo guardado para que ele não toque e não importune os outros participantes.

Verificar as redes sociais durante o funeral é de péssimo gosto, portanto deixe o Twitter, Facebook, Instagram, etc. para depois. Seu amigos podem esperar.
Não tire fotografias, a não ser que os familiares permitam ou peçam para você registrar o momento.
Ofereça suas condolências à família. Tal é um gesto aceito e até incentivado. Existem diversas maneiras de fazer isso, mas o mais comum é enviar flores ou expressar seus sentimentos mais sinceros verbalmente. Caso ainda esteja em dúvidas, lembre-se de ser sincero e agir normalmente.

Antes de levar flores à ocasião, pergunte aos familiares ou ao organizador se é permitido.
Você pode dizer “Eu sinto muito por Fulano” ou “Se você e sua família precisarem de qualquer coisa, contem comigo”; caso fique sem palavras na hora, ofereça um abraço ou leve um cartão com palavras de alento
Não tenha vergonha de chorar. É um funeral e é normal que as pessoas estejam tristes com o falecimento de uma pessoa querida. Chorar é uma reação natural do corpo quando a emoção não pode ser controlada, mas tente não chamar a atenção; se perceber que perderá o tom, peça licença e vá para um lugar reservado.

Escute à eulogia com respeito. Eulogia é o discurso que homenageia quem faleceu, mas isso não acontece em todos os funerais. Bons exemplos são a igreja católica romana e a igreja anglicana, que desestimulam essa prática. Caso haja esse momento, escute com atenção e tente não se distrair, pois isso pode ser considerado falta de respeito.

Não é recomendado dar risada durante um funeral, a não ser quando o momento permite. Por exemplo, se o orador contar uma passagem engraçada na vida do falecido, é aceitável dar uma risada discreta; por via das dúvidas, siga a deixa da família.
Veja o caixão aberto se quiser. A maioria dos serviços fúnebres acontece com o caixão aberto, exceto em ocasiões específicas. Você não é obrigado a se aproximar, mas se quiser e achar que vai começar a chorar, peça para alguém acompanhá-lo

Antes de ir ao velório

Descubra como é o ritual da religião em questão com antecedência. É comum ser convidado para solenidades de religiões diferentes e, para não passar nenhum vexame, é uma boa ideia pesquisar como se portar nessa ocasião antecipadamente. Por exemplo, funerais judaicos não costumam receber flores, enquanto rituais católicos aceitam um cartão de condolência para a família inteira.

Imite os outros. Caso não saiba o que é apropriado e o que é mal visto nessas situações, observe os presentes; veja como eles se portam, sente-se quando eles o fizerem, etc. Para isso, é particularmente útil ficar nas cadeiras mais distantes

Não se ofenda pelos costumes da religião. Você não é obrigado a fazer nada que vá contra seus próprios valores. Com isso em mente, você não precisa entoar hinos ou orar com todos se isso for contra suas crenças. Basta abaixar a cabeça respeitosamente, como se estivesse refletindo sobre algo.

Leve seus filhos ao funeral, se quiser. Prepare-os emocionalmente antes da ocasião e diga o que farão lá. Por outro lado, se suas crianças são muito novas, o melhor é deixá-las com alguém enquanto você comparecer ao funeral.

Fonte: Todas Funerárias

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros