Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O Brasil é bem maior do que a Crise largamente anunciada!

Ana Candida Echevenguá*

É inegável que estamos vivenciando mais um período de Crise em nosso Brasil. Muito se deve às escolhas que fizemos no decorrer de nossa trajetória. Escolha de cidade, de síndico para o prédio em que vivemos, de compras e aquisições, de parceiros de negócios... de palavras para verbalizar o que sentimos e queremos... enfim, nossas escolhas definem nosso cotidiano! Relação causa-efeito.

Parece que, em decorrência da Crise – assunto da hora -, as redes sociais estão encharcadas de agressividade, de palavras chulas, de verbalizações impensadas...

Gosto da comunicação promovida no Facebook... encontro amigos, parentes distantes; reencontro pessoas queridas; aprendo na troca constante de informações salutares... Mas, confesso que estou espantada com a quantidade de mensagens e imagens produzidas por uma provável  Campanha Encomendada que fala que o Brasil faliu, que indica salvadores da Pátria Amada enquanto agride alguns dos atuais governantes... Estou bloqueando os adeptos deste modismo porque não quero ser contagiada negativamente por eles...

Podemos manifestar nosso inconformismo, apresentar sugestões para dias melhores... Contudo, amparados em posturas éticas, palavras agradáveis e em fundamentos seguros.

“Lembra-te que a palavra edificante será sempre doação do teu pensamento e de tua boca, beneficando a senda em que transites, e seja ensinando em assembleias ou conversando na intimidade, omite toda a imagem do mal para que o bem reine sempre. A frase construtiva e generosa é princípio de solução nos mais complicados processos de sofrimento” – orientação sábia de Emmanuel.

Assim, é de suma importância, neste momento complexo, refletir, analisar e entender as entrelinhas  do que a mídia - comprometida com os interesses pessoais da Minoria Dominante – quer injetar no nosso cérebro... Anuindo com este Circo de Terror, alargamos os horizontes da Crise!

“... Indiscutivelmente há fome, guerra, miséria social e econômica porque o homem vive em crise de amor. O amor presente ou ausente é sempre o responsável pelo progresso ou envilecimento do indivíduo tanto quanto da sociedade. Por isso, aqueles fatores causais da desagregação econômica – que engendra a decadência social – são, antes de tudo, morais o que equivale afirmar, espirituais...” – Joanna de Angelis.

Gente, o Brasil é nosso! É nossa Mãe Gentil... é a Terra Adorada, Idolatrada... "Gigante pela própria natureza", é bem maior do que a Crise largamente anunciada... ainda temos paz, liberdade, segurança, riquezas naturais abundantes, recursos humanos primorosos, alegria,  saúde...

Vamos mudar o foco, vamos olhar os aspectos positivos da Pátria Amada que tão bem nos acolheu! Vamos agir com cidadania e respeito!

E, acreditando  no valor e no poder da oração, vamos pedir – nestes dias conturbados - que um raio vívido de amor e de esperança a esta terra desça... Palavras do Hino Nacional.

* Ana  Candida  Echevenguá, OAB/RS  30.723, OAB/SC 17.413, advogada e articulista, especializada em Direito Ambiental e em Direito do Consumidor. Coordenadora do Programa Eco&Ação, no qual desenvolve um trabalho diretamente ligado às questões socioambientais, difundindo e defendendo os direitos do cidadão à sadia qualidade de vida e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. email: ana@ecoeacao.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros