Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Arqueólogos descobrem túmulo estrusco do século IV a.c. na Toscana

Arqueólogos italianos descobriram um túmulo etrusco do século IV a.C., em bom estado de conservação, num sítio arqueológico em Sarteano (norte), na região da Toscana.


O monumento funerário se encontra em um hipogeu que havia sido saqueado e utilizado como refúgio durante a Idade Média, segundo informaram os responsáveis da campanha de escavações na denominada “necrópole de Pianacce”, iniciada em 2000.

Seu interior está decorado com diversas figuras, entre elas a de uma demônio alado montado numa quadriga e diversos animais fabulosos, como uma serpente de três cabeças, habitual dentro do imaginário sagrado dos etruscos.

O município de Sarteano pediu a intervenção do Ministério da Cultura para que o túmulo conte com a vigilância adequada e possa ser preparado para receber visitantes.

As regiões de Toscana e Lazio são ricas em sítios arqueológicos de época etrusca, civilização que foi poderosa no centro e sul da Itália até o surgimento do Império Romano.

Os etruscos davam particular importância ao culto à morte e consideravam que o defunto devia estar acompanhado por seus objetos pessoais, para que a passagem a outra vida lhe fosse aprazível e familiar, daí a riqueza decorativa de suas necrópoles, a mais importante das quais se encontra em Cerveteri, cerca de 100 quilômetros ao norte de Roma.

Fonte: Último Segundo

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros