Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Como lidar com o luto durante as festas de Fim de Ano

Estamos vivendo uma das épocas mais esperadas do ano: as festas de Natal e de Ano Novo. Esses momentos, geralmente comemorados ao lado da família e dos amigos, são marcados pela alegria e pela união. Mas, para quem perdeu um ente querido esse período do calendário pode significar ainda mais dor e sofrimento. Porém, não podemos esquecer que essas datas existem para celebrar e partilhar o amor.


Contudo, principalmente no Natal, as famílias que perderam alguém, recentemente ou não, podem passar por momentos difíceis e de muita tristeza. A saudade se torna quase insuportável. Afinal, essa é uma época de muita nostalgia e as recordações podem trazer à tona muitos sentimentos diante da ausência de quem amamos.

Diante dessas situações muitas pessoas ficam sem saber como agir diante de alguém que está passando por um processo de luto. Por outro lado, quem sofreu a perda também fica aflito diante do turbilhão de emoções que está vivendo e sem saber como lidar com tudo isso. Mas, algumas atitudes podem ajudar a amenizar a dor e atravessar esse momento.


Para o enlutado

Não reprima os seus sentimentos: permita-se sentir dor e estar triste enquanto a maioria das pessoas estão alegres. Fale e expresse os seus sentimentos.

Diga não: você não precisa aceitar todos os convites para todas as festas. Faça somente aquilo que tem significado para você.

Permita-se sorrir: mesmo em meio a dor, é possível que você sinta vontade de rir de uma piada ou de uma situação engraçada. Não repreenda a si mesmo por se alegrar mesmo durante o processo de luto.


Para os amigos e familiares

Seja compreensivo: esteja disponível para ouvir e consolar quem está passando pelo processo de luto. Se possível, ajude nas tarefas e acolha o enlutado.

As comemorações nunca mais são as mesmas depois da perda de um ente querido. Mas, faz parte do processo de luto compreender as emoções vivenciadas nessas datas e encontrar uma nova forma de celebrar esses momentos. A morte de quem amamos implica uma mudança em nossas vidas e cada pessoa lida com essa ruptura de uma maneira diferente. O mais importante é perceber que devemos celebrar a vida e o amor com quem faz parte da nossa existência.

Fonte: Cemitério Parque da Colina de Águas Mornas

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros